– O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência está presente em 86 municípios do Norte do Estado de Minas Gerais, beneficiando mais de um milhão e meio de pessoas, resultado da parceria do Governo do Estado com o Governo Federal e as prefeituras.

A Central de Regulação, em Montes Claros, recebe uma média de 1200 chamados por dia, e a  cada doze minutos uma equipe do SAMU atende uma emergência em algum ponto da região, salvando vidas, sem descanso.

Sempre que identificar uma situação de urgência ou emergência, ligue 192.

– O SAMU realiza atendimento de urgência e emergência em qualquer lugar: residências, locais de trabalho e vias públicas. O socorro é feito após chamada pelo 192. Este número é gratuito e dispensa cartões telefônicos ou crédito no celular.  Chame o SAMU na ocorrência de problemas cardiorrespiratórios, acidentes de trânsito, em casos de queimaduras graves, intoxicação, em crises hipertensivas, em trabalhos de parto onde haja risco de morte da mãe ou do feto, em caso de choque elétrico severo, tentativas de suicídio, casos de afogamento e de acidente com produtos perigosos e na transferência inter-hospitalar de pacientes com risco de morte.

– Se você identifica uma situação de urgência ou emergência, ligue 192. Este número é gratuito em qualquer telefone.  Diga o seu nome e o que está acontecendo.  Procure estar perto da vítima para oferecer informações importantes. Informe ao atendente o endereço e um ponto de referência. Não desligue, pois a seguir você falará com o médico.

– Ao ligar para o 192 procure manter a calma e cumprir todos os passos para passar as informações com paciência, assim o médico pode tomar a melhor conduta. Oriente as pessoas, principalmente as crianças, para que não passem trote para esse serviço. Isso pode atrasar o atendimento a alguém que precisa de atendimento imediato.

– Responda com calma às perguntas do médico. Se a vítima conversa, se mexe braços e pernas, se respira, se tem pulso ou ferimentos visíveis. Suas informações serão muito importantes para que o médico tome a conduta correta. Em caso de acidente indique quantas vítimas tem no local e se existe alguém preso no interior do veículo. Siga as orientações do médico enquanto aguarda a chegada do socorro. Solicite que alguém sinalize para a ambulância. Não desligue o telefone durante o atendimento. Muitas orientações podem ser repassadas pelo médico regulador enquanto a ambulância se encaminha. Qualquer nova informação ligue novamente para o 192 e relate as mudanças ocorridas.