A diretora executiva do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência do Norte de Minas (Cisrun)/SAMU Macro Norte, Kely Cristina de Moura Lacerda, se reuniu, na tarde dessa terça-feira (09), na 11ª Região Integrada de Segurança Pública, com Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e com a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) para o planejamento da criação da 5ª Companhia Especial de Operações Aéreas em Montes Claros.

A disponibilização da aeronave, que será regulada pelo SAMU, tem como objetivo realizar atendimentos de alta complexidade com necessidade de intervenção de transporte aéreo. “O aeromédico só vem para somar a um serviço que já é desenvolvido com maestria. O helicóptero irá reduzir consideravelmente o tempo de resposta nos atendimentos a pacientes em estado grave, além de transporte de órgãos e transferências inter-hospitalares”, disse a diretora do SAMU.

A previsão com a chegada do helicóptero é que funcionamento do serviço se dê ainda no primeiro semestre de 2018. O SAMU Macro Norte já está finalizando o processo interno com o qual está selecionando os profissionais mais qualificados para tripular a aeronave que será equipada com equipamentos de ponta.