O Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência do Norte de Minas (Cisrun)/SAMU Macro Norte recebeu os equipamentos doados pelo Rotary Internacional através do Projeto Rede AVC no Norte de Minas, na manhã dessa quarta-feira (20), no Complexo Regulador do SAMU. O SAMU Macro Norte recebeu uma doação de cerca de R$ 200 mil para a capacitação técnica de profissionais e estudantes da área da saúde do Norte de Minas e para a aquisição de bonecos realísticos e outros equipamentos que serão utilizados pelo Núcleo de Educação Permanente do SAMU para treinamentos e capacitações de seus profissionais.

“Por ser uma organização internacional, os critérios de avaliação, de gestão e de controle do dinheiro são muito exigentes e esse projeto está sendo exemplo, graças à organização do SAMU”, disse a tesoureira do Rotary Club Norte, Viviane Rosado. “Para o Rotary é uma alegria ver esses equipamentos. Acho importante demais ter esses bonecos porque acredito que isso aqui faz uma diferença imensa na hora do treinamento. Estamos caminhando para o final dessa primeira etapa, mas se Deus quiser não será só a primeira, e iremos seguir em frente. É uma emoção muito grande saber que a gente pode fazer a diferença”, concluiu.

“Não tenho palavras para dizer o quanto está sendo gratificante, principalmente, participar desse projeto com pessoas que realmente abraçam a mesma causa com intuito de melhorar a assistência e pensar no próximo. O reflexo desses equipamentos aqui é na preservação de mais vidas”, afirma o coordenador do Núcleo de Educação Permanente, Ubiratam Lopes Correia, sobre o benefício que a doação do Rotary e, consequentemente, os novos equipamentos representarão à população.

A diretora executiva do Cisrun, Kely Cristina de Moura Lacerda, destacou que, entre as unidades do Núcleo de Educação Permanente que existem no Brasil, a do SAMU Macro Norte é aquela mais bem aparelhada e isso graças à parceria com o Rotary. “Outros equipamentos ainda chegarão e é motivo de muita alegria saber dessa confiança de uma instituição tão importante como o Rotary International”, comemorou.

O presidente do Cisrun, Silvanei Batista, agradeceu à parceria firmada entre as instituições e parabenizou o Rotary pelo desenvolvimento de um trabalho com relevante papel social. “Nós tivemos a felicidade de fazer essa parceria e tomara que ela permaneça, porque o trabalho que o SAMU realiza, infelizmente, não é reconhecido como deveria, mas acho que o reconhecimento de tudo que a gente faz vem primeiro de Deus.”, disse. “Temos uma equipe de profissionais que tem essa boa vontade, tem amor e que, ás vezes, não tem estrutura. E a aquisição desses equipamentos faz com que o profissional se capacite cada vez mais para atender à população e esse é o objetivo do SAMU”, finalizou.

Projeto pioneiro

O Projeto Rede AVC no Norte de Minas é uma parceria entre o Rotary International, a Santa Casa de Montes Claros e SAMU Macro Norte, e tem como objetivo levar atendimento de qualidade e humanizado às vítimas do acidente vascular cerebral, doença responsável por cerca de 70 mil óbitos, por ano, no Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde.

IMG_5032 IMG_5037 IMG_5038 IMG_5041 IMG_5063 IMG_5065 IMG_5073 IMG_5080 IMG_5084 IMG_5092 IMG_5094 IMG_5102 IMG_5104