Com o objetivo de manter seu padrão de excelência na prestação de serviço de urgência e emergência e ciente que isso apenas será possível com a valorização e capacitação de seus recursos humanos, o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência do Norte de Minas (Cisrun) realizou, nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro, a segunda edição do Simpósio SAMU Macro Norte – Valorização da Equipe Pré-hospitalar e Implantação do Serviço Aeromédico Integrado.

O simpósio contou com a participação de cerca de 300 funcionários de todas as 36 bases descentralizadas do SAMU e teve como foco abordar temas que envolvem todo o processo de funcionamento do serviço de urgência e emergência, desde a constituição do SAMU Macro Norte, que foi o primeiro SAMU regionalizado do país, até detalhes da gestão técnica e operacional da entidade.

Durante o simpósio, houve a premiação dos funcionários referente ao “Programa 10S” que foi implantado, no início do ano, nas bases descentralizadas, e que tem como objetivo buscar a melhoria dos ambientes e aumentar a produtividade otimizando as condições de segurança e saúde para os colaboradores.  A técnica em enfermagem da base de Cristália, Marcilene Aparecida Marques de Oliveira, foi uma das colaboradoras premiadas pelo “Programa 10S” e se mostrou muito satisfeita com o comprometimento demonstrado por sua equipe que se mostrou muito unida e responsável.

O condutor-socorrista da base descentralizada de Capitão Enéas, que também foi homenageada pela implantação do “Programa 10S”, Renato Leal, participou de uma mesa redonda e disse que a iniciativa é uma oportunidade muito válida para a troca de experiências entre funcionários que vivem situações similares no dia a dia.

Para a diretora executiva do Cisrun, que é o órgão responsável pela gestão do SAMU, Kely Cristina de Moura Lacerda, as palestras e mesas redondas realizadas durante os dois das do simpósio contaram com profissionais renomados que contribuíram enormemente para a qualificação e aprimoramento dos conhecimentos dos colaboradores do SAMU. “O conhecimento adquirido pelos profissionais em seminários e capacitações se reverte na qualidade do atendimento à população”, conta a diretora.

O presidente do Cisrun, Silvanei Batista, ainda lembra que a realização do simpósio, além de atualizar os conhecimentos dos funcionários do SAMU, ainda é produtiva no sentido de aproximar profissionais que exercem suas atividades em bases distintas, uma vez que o SAMU Macro Norte presta serviço em 86 municípios do Norte de Minas através de suas 36 bases descentralizadas espalhadas em uma área que supera os 120 mil quilômetros quadrados. “O SAMU desenvolve um trabalho especializado de excelência e seus funcionários formam uma grande família”, finaliza.