O Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência do Norte de Minas (Cisrun)/SAMU Macro Norte está promovendo, através do Núcleo de Educação Permanente (NEP), cursos de atualização em urgência e emergência no pré-hospitalar para os funcionários do SAMU, profissionais que atuam em hospitais e Unidades de Atenção Básica e acadêmicos dos cursos de medicina e enfermagem.

“Os cursos buscam o incremento da parte técnica, científica e assistenciais do SAMU. Eles são voltados para as emergências pré-hospitalares e tem como finalidade apurar a técnica dos profissionais”, conta o coordenador do NEP Ubiratam Lopes lembrando que a metodologia de ensino utilizada é baseada nas diretrizes e recomendações atualizadas.

A diretora executiva do Cisrun, Kely Cristina de Moura Lacerda, lembra que todos os cursos serão ministrados no Complexo Regulador do SAMU, no bairro Santo Antônio, em Montes Claros. “As inscrições são gratuitas e serão disponibilizados certificados de quatro e oito horas/aula, de acordo com cada curso”, acrescenta.

Durante os treinamentos serão utilizadas estações práticas com equipamentos e insumos que são utilizados em atendimentos do SAMU Macro Norte. Os métodos de simulação são realísticos, dinâmicos e estimulam o desenvolvimento de habilidades dos profissionais, assim como o raciocínio e a tomada de decisão rápida.

O primeiro curso teve início na quarta-feira (04) e abordou as “Práticas Simuladas em Emergências Clínicas no Atendimento Pré-hospitalar” com ênfase nos distúrbios metabólicos, bradiarritmias e taquiarritmias e distúrbios de coagulação.

O acadêmico do sexto ano de medicina na Unimontes, Túlio Antunes Moreira, participou do primeiro curso e acredita que essa capacitação prática será determinante para salvar vidas. “Eu sou fã do SAMU, sempre fico atento ao site e conheço o pessoal do SAMU dos hospitais. Então, acompanho todo mundo pelas redes sociais. Decidi participar porque todo acadêmico deveria participar. Na verdade, é quase que uma obrigação nossa, porque é uma área que exige eficiência, exige cautela, mas exige muita atitude, e a gente aprende isso é aqui: fazendo prática e fazendo simulação no SAMU”, conclui.

No dia 11 de julho, será abordado o tema “Suporte Avançado de Vida Adulto”; no dia 13, “Transporte Neonatal”; dia 18, “Curso Básico de Interpretação Eletrocardiograma no APH”; e em 25 de julho, “Vias Aéreas Avançadas – Curso de Máscara Laríngea para Enfermeiros”. Para a população, estão sendo disponibilizadas oito vagas para cada dia de capacitação.

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas através do site www.cursosnep.clivre.com.br. O valor da inscrição será um quilo de alimento não perecível que deverá ser entregue no dia do curso e que será doado a instituições filantrópicas.

Deixe uma resposta