Os moradores do município de Januária pararam para assistir uma simulação realística realizada na Praça Dom Daniel, no centro da cidade, na manhã desta quarta-feira (29). Profissionais do SAMU Macro Norte e do Corpo de Bombeiros realizaram a simulação em alusão à Campanha Maio Amarelo que visa chamar a atenção da sociedade para o alto índice de acidentes de trânsito com mortos e feridos e que, este ano, teve como tema “No Trânsito, o Sentido é a Vida”.

A encenação representou um acidente automobilístico com atores que fizeram o papel de vítimas, devidamente maquiados para deixar a produção mais próxima da realidade. O enredo da simulação foi o seguinte: um veículo, que transportava três pessoas, teria capotado em uma rodovia. Quando a equipe chegou ao local, uma das vítimas já havia saído do veículo e perambulava na cena.

Enquanto unidades de Suporte Avançado e Suporte Básico do SAMU prestavam os primeiros socorros ao paciente que estava fora do carro, militares do Corpo de Bombeiros, munidos de equipamentos desencarceradores, retiravam as outras duas vítimas das ferragens. Em seguida, as equipes realizaram o atendimento aos pacientes e os encaminharam para o hospital.

“Nos sentimos no dever de levar informação e incentivar a educação no trânsito em todo o Norte de Minas, pois trabalhamos diretamente com esse tipo de ocorrência, e, as vezes, as pessoas não compreendem as consequências que um acidente de trânsito podem trazer às famílias”, disse o presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência do Norte de Minas (Cisrun), Silvanei Batista. “É importante frisar que o SAMU Macro Norte faz um trabalho contínuo de educação não apenas no trânsito, mas nas escolas, faculdades, instituições públicas e privadas, através do Núcleo de Educação Permanente”, completou a diretora executiva do Cisrun, Kely Cristina Lacerda.

Por Jane Felix
Assessora de Comunicação
SAMU Macro Norte
Contato: (38) 9 9944-0311
ascom@cisrun.saude.mg.gov.br

Deixe uma resposta