O Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência do Norte de Minas (Cisrun)/SAMU Macro Norte participou da abertura da Campanha Maio Amarelo, na manhã desta quarta-feira (10), na sede da Prefeitura de Montes Claros. Com o tema “Minha Escolha Faz a Diferença”, o evento é uma parceria entre SAMU Macro Norte, Empresa Municipal de Planejamento, Gestão e Educação em Trânsito e Transportes de Montes Claros (MCTrans), Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Rodoviária e outras instituições da cidade e tem como objetivo conscientizar a população sobre os perigos do trânsito.

A ação faz parte de um movimento internacional, criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), e busca levar informação aos motoristas e pedestres com intuito de diminuir o número de acidentes de trânsito. Para se ter uma ideia, em 2015, o SAMU Macro Norte atendeu 10.219 acidentes. Em 2016, foram 7.914 acidentes atendidos, ou seja, houve uma queda de cerca de 23%. “Mesmo com essa queda o número ainda é muito alto e campanhas onde várias instituições se unem para um bem maior fazem a diferença!”, afirmou a diretora executiva do Cisrun, Kely Cristina Lacerda. Grande parte dos acidentes com vítimas fatais estão relacionados ao dirigir sob efeito de álcool, excesso de velocidade, o não uso de capacete, do cinto de segurança e das cadeirinhas para crianças. “São orientações simples, mas importantes e podem salvar vidas”, finalizou Kely Lacerda.

A campanha continuará durante todo o mês de maio e contará com várias blitze educativas em pontos estratégicos de Montes Claros, palestras em escolas e ações em outros municípios onde se encontram algumas das 36 bases descentralizadas do SAMU. “No dia 20 de maio, o Núcleo de Educação Permanente do SAMU Macro Norte irá realizar uma grande encenação realística de um acidente de trânsito, com a qual poderemos sensibilizar os motoristas sobre os cuidados que se deve ter ao pegar o volante”, anunciou a diretora do Cisrun.

O presidente da MCTrans, José Wilson Guimarães, destacou a importância da parceria das instituições nas ações do Maio Amarelo. “O SAMU é uma grande parceira e trabalha diretamente no socorro de vítimas de acidentes de trânsito. É através dessas mobilizações que vamos esclarecer as pessoas sobre os perigos do trânsito e conseguir inibir os acidentes”.

O aposentado João Aluísio Martins, 75 anos, compareceu à abertura da campanha e lembrou que o Norte de Minas tem o segundo maior entroncamento rodoviário do Brasil e, por isso, há muitos acidentes na região. “É sempre importante bater na tecla para o pessoal entender e ter educação no trânsito”, disse. “Eu sou habilitado e nesse tempo todo nunca tive um acidente”, revelou orgulhoso de si mesmo. José Carlos Soares, 41, trabalha como porteiro e também ficou feliz em poder participar da ação. “Acredito que as pessoas estarão mais conscientes e educadas no trânsito”, afirmou.

IMG_1780 IMG_1801 IMG_1818 IMG_1837 IMG_1849 IMG_1852 IMG_1860