O Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência do Norte de Minas (Cisrun)/SAMU Macro Norte participou da Blitz Educativa Pré-carnaval juntamente com a Empresa Municipal de Planejamento, Gestão e Educação em Trânsito e Transportes de Montes Claros (MCTrans) e a Guarda Municipal, na manhã desta sexta-feira (09), na saída para a BR-251 sentido Janaúba.

A ação que foi realizada na estrada que liga algumas das cidades mais procuradas pelos foliões no carnaval, como Janaúba, Salinas e Grão Mogol, buscou orientar motoristas sobre os cuidados que se deve ter para uma viagem tranquila. Segundo o Educador de Trânsito da MCTRans, Helan Prates, o objetivo é tentar reduzir o alto índice de acidentes de trânsito no feriado de carnaval. “Essa ações em conjunto são muito importantes para toda a sociedade, porque todo mundo está envolvido nessa redução de acidentes de trânsito: o SAMU, que realiza o atendimento dessas vítimas de trânsito; a MCTRans, que regulamenta a fiscalização e educação de trânsito na cidade; e a Guarda Municipal, que é da defesa pública”, revelou sobre as competências de cada instituição.

Dicas como não realizar ultrapassagens em locais indevidos, não ingerir álcool e dirigir, evitar discutir no trânsito e falar ao telefone foram repassadas pelo instrutor do Núcleo de Educação Permanente do SAMU Macro Norte, Thiago Guimarães. “A gente percebe que a conscientização diminui o número de acidentes. E quando existem vários órgãos envolvidos, o impacto na orientação é mais valoroso”, disse.

O motorista de caminhão Joelson Costa Ferreira falou sobre a imprudência de alguns condutores ao assumir a direção de um veículo. “Tem muito motorista de caminhão que ultrapassa na faixa contínua, não respeita “carro pequeno”, não dá distância de seguimento, não dá seta. E alguns acham que são o dono da BR”, argumentou. O gerente de qualidade de condomínios Railton Patrício, que passava pelo local a trabalho, de moto, aprovou a campanha: “Serve para estar conscientizando a população da forma correta para estar conduzindo seu veículo e evitar acidentes”.