Com a proximidade das festas de fim de ano, e pensando no risco elevado de acidentes de trânsito neste período, foi lançada a Campanha Direção e Álcool. A equipe do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência do Norte de Minas (Cisrun)/SAMU Macro Norte, formada pelos técnicos do Núcleo de Educação Permanente (NEP) e por estagiários, realizou, em parceria com a MCTrans, uma blitz educativa no ponto mais movimentado de Montes Claros, a Praça Dr. Carlos Versiani, na manhã desta terça-feira (19).

O intuito da iniciativa é alertar os motoristas sobre os danos irreversíveis que a combinação álcool e trânsito pode trazer às famílias. Foram distribuídos panfletos e os técnicos do SAMU orientaram os motoristas sobre os cuidados que se deve ter no trânsito com o objetivo de diminuir o número de acidentes. “O álcool tem uma potencialidade maior de causar acidentes no trânsito. Os acidentes associados a pessoas que estavam possivelmente embriagadas tem uma letalidade maior, já que as pessoas desenvolvem maior velocidade nos seus veículos, tem atitudes intempestivas, impensadas, e essas consequências são danosas para a população”, disse o coordenador do NEP, Ubiratam Lopes Correia.

“O objetivo dessas ações é chamar a atenção da população para o alto índice de acidentes de trânsito. A gente quer mostrar a realidade da nossa cidade, o que acontece todos os dias. O objetivo é orientar os condutores, principalmente nessas festas de final de ano, sobre o comportamento seguro que a população deve adotar no trânsito para que não faça parte dessa estatística”, disse Helan de Souza Prates, Educador de Trânsito da MCTrans. “Lembrando que nós acompanhamos as estatísticas que vocês fazem. Então, vocês são parceiros que a gente está sempre apoiando”, acrescentou a chefe de Divisão de Educação para o Trânsito da MCTrans, Telma Pereira, sobre um dos recursos disponibilizados pelo SAMU Macro Norte que ajuda a identificar o índice de acidentes e esclarecer suas causas.

O instrutor de formação profissional Lucas Queiroz, que estava passando pela praça Dr. Carlos e foi abordado pelos profissionais do SAMU, destacou a importância da campanha: “É uma ação muito importante porque nesse final de ano as pessoas perdem a consciência e acabam exagerando”, contou. “Quero parabenizar o SAMU pelo bom trabalho que tem feito para cuidar da gente”, aproveitou a oportunidade para elogiar o trabalho prestado pela instituição.

As ações da Campanha Direção e Álcool prosseguem, na Praça Dr. Carlos Versiani, até o final da semana com estandes e com a exposição de veículos danificados para alertar a população e provocar a mudança de hábito ao dirigir. “A melhor ferramenta, o melhor remédio é a prevenção”, finalizou Ubiratam Lopes.

Deixe uma resposta