Uma série de solenidades, que marcaram a ampliação das bases descentralizadas do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência do Norte de Minas (Cisrun)/SAMU Macro Norte, se encerrou na última sexta-feira (11) com a cerimônia no município de Monte Azul, que já contava com uma Unidade de Suporte Básico e, agora, passa a contar com uma Unidade de Suporte Avançado, mais conhecida como UTI Móvel ou USA. Já os municípios de Olhos d’Água e Montes Claros receberam uma Unidade de Suporte Básico (USB), cada um.

A maior cidade do Norte de Minas possuía habilitação do Ministério da Saúde para quatro USBs e duas USAs, nomeadas por Bravo e Alpha. Por receber com um número elevado de solicitações de atendimento, os montes-clarenses, agora, contarão oficialmente com o reforço da Bravo 5. Com a implantação da base de Olhos d’Água, o SAMU Macro Norte chega a 40 bases descentralizadas sob a administração do Cisrun. Assim, os profissionais do SAMU Macro Norte/Cisrun, e a população de sua área de cobertura, contam com uma estrutura composta por 55 ambulâncias espalhadas por 86 municípios no Norte de Minas, além do Complexo Regulador em Montes Claros e do helicóptero do Suporte Aéreo Avançado de Vida.

O aumento na capilaridade da cobertura do serviço de urgência e emergência é fruto do esforço diário dos dirigentes do órgão e da parceria consolidada entre a presidência do Cisrun, Secretaria de Saúde de Minas Gerais e Governo Federal para a habilitação das novas unidades que atenderão cerca de 1,8 milhão de pessoas, 24 horas por dia. Os municípios contemplados nos últimos meses foram: Curral de Dentro, Bocaiuva, Francisco Sá, Mirabela, Monte Azul, Montes Claros, Olhos d’Água e Verdelândia. Com a disponibilização do serviço para algumas cidades, as prefeituras têm trabalhado junto à população para ensinar a forma correta de se acionar o 192. Dessa forma, a Prefeitura de Olhos d’Água, por exemplo, distribuiu a seus munícipes panfletos educativos, nesta segunda-feira (14), durante evento de apresentação do SAMU.

A diretora executiva do Cisrun, Kely Cristina de Moura Lacerda, conta que o aumento no número de bases se traduz em um tempo menor de atendimento aos chamados e lembra que existem planos para novas bases, uma vez que a área de atendimento do SAMU Macro Norte compreende 122 mil km² (área maior que a de estados como Tocantins, Amapá, Acre, Roraima e Sergipe), o que justifica a ampliação.  O presidente do Cisrun, Silvanei Batista, aproveita a oportunidade para agradecer a contribuição tanto do Governo de Minas como do Governo Federal e das prefeituras dos municípios do Norte de Minas, pois o custeio para manutenção das atividades do SAMU depende da contribuição financeira de cada ente federado em prol do bem da comunidade.