O Núcleo de Educação Permanente (NEP) do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência (Cisrun)/SAMU Macro Norte realizou um treinamento que teve como alunos os agentes da Polícia Civil de Montes Claros, na manhã desta terça-feira (10), no Complexo Regulador.

A capacitação foi divida em dois módulos (teórico e prático) com informações que poderão ser fundamentais para salvar vidas durante a rotina de trabalho dos policiais.  As ações pela manhã começaram com a apresentação das instalações da instituição. Os policiais civis conheceram a central, local onde se recebe os chamados e onde o médico avalia via telefone o estado da vítima e envia a ambulância ideal para o atendimento do paciente.

O coordenador do NEP, Ubiratam Lopes Correia, destacou o trabalho desenvolvido pelo Cisrun, nos 86 municípios que compõem o órgão e alertou sobre o número alto de trotes que a instituição ainda recebe. O atendimento pré-hospitalar foi um dos assuntos abordados pelo coordenador que deu dicas para a identificação de lesões, paradas cardiorrespiratórias, acidente vascular cerebral, além de como se portar perante vítimas de ferimento por arma de fogo, atropelamentos, acidentes de trânsito, queimaduras, dentre outros. “Se nós seguirmos os protocolos de que vamos falar aqui, as pessoas terão uma grande chance de sobreviver”, pontuou Correia.

Na segunda parte da capacitação, foi vista a teoria de forma prática e os policiais tiveram a oportunidade de aprender a fazer as compressões cardíacas tanto em adultos como em bebês, através de bonecos de simulação, além de socorrer uma vítima durante um engasgo.

A investigadora Adeilza Lopes da Silva destacou a importância da equipe passar pelo treinamento. “A gente está sempre em operações e todos os dias encontramos com situações diferentes. Então, temos que estar preparados para os próprios colegas e para a sociedade também”, disse se referindo às ações que podem ser fundamentais para salvar vidas.

Por Jane Felix
Assessora de Comunicação
SAMU Macro Norte
Contato: (38) 9 9944-0311
ascom@cisrun.saude.mg.gov.br

Deixe uma resposta