Com foco na busca pela excelência na assistência o SAMU realiza de forma constante treinamentos básicos e avançados, promovendo o desenvolvimento e alinhamento técnicos entre as equipes. Ao longo dos meses de junho e julho, vários cursos estão sendo realizados pelo Núcleo de Educação Permanente que vai do básico ao mais avançado envolvendo procedimentos executados no Atendimento Pré Hospitalar.

Na manhã desta quarta-feira (15) as aulas teóricas e estações práticas  ficaram à cerca de Abordagem, diagnóstico e tratamento dos Choques hipovolêmico, séptico e distributivo suas fisiopatologias, apresentações clínicas e condutas, Analgesia e Sedação no e Curso de Vias Aéreas com dispositivo supraglótico – Máscara Laríngea, onde os enfermeiros que participaram e os que obtiveram conceito proficiente,  foram habilitados para instalar esse dispositivo de emergência que garante uma via aérea para pacientes com comprometimento grave da função respiratória.

No dia 16/06 os temas abordados serão farmacologia na Unidade de Suporte Básico de Vida, Distúrbios Metabólicos, Ventilação com Pressão Positiva, Biossegurança, ética, humanização e trabalho em equipe.  Esses temas serão abordados até sábado dia 18 de junho.

Na próxima semana teremos os seguintes cursos: Acesso Venosos Central com uso do CERTOFIX, Punção Intraóssea, Revisão das Novas Diretrizes de Reanimação de 2015 (Básico e Avançado), Fármacos na Unidade de Suporte Avançado de Vida, Equipamentos de Proteção Individual e Bioética.

Em Julho será lançado o Curso Básico de Avançado de Interpretação de Eletrocardiograma. O curso básico terá duração de 8h, e o avançado terá duração de 40 horas, aos sábados. Curso de Imagens Atendimento Pré Hospitalar (Ultrassom e FAST).

Nos últimos anos, foi dado uma atenção especial na qualidade da assistência prestada pelo SAMU Macro Norte, as equipes de intervenção demonstram um grande desenvolvimento técnico e com capacidade resolutiva inquestionável, graças aos vários cursos oferecidos pelo Núcleo de Educação Permanente de forma ininterrupta e o uso de dispositivos e tecnologias avançadas que auxiliam a manutenção da vida de pacientes graves, como Ultrassonografia, Eletrocardiograma Digital com transmissão em tempo real para a Central de Regulação e Hemodinâmicas, Trombólise pré- hospitalar no Atendimento do Infarto Agudo do Miocárdio, Dispositivo para Punção Intraóssea e máscara laríngea.

Informações repassadas por Ubiratam Lopes (Coordenador do NEP SAMU MACRO NORTE)

Deixe uma resposta