O Programa de Nivelamento e Recertificação Anual do SAMU Macro Norte, realizado pelo Núcleo de Educação Permanente (NEP), referente ao ano de 2020, já começou! As primeiras bases descentralizadas a receberem as atividades foram Verdelândia, nessa quinta-feira (28), e Mamonas, nesta sexta-feira (29), que, diga-se de passagem, foram inauguradas no mês de outubro.

A ação é voltada para os profissionais da instituição e tem como objetivo nivelar e atualizar os profissionais da instituição sobre novos protocolos do serviço de urgência e emergência. Durante todo o ano, a equipe do NEP visita todas as bases descentralizadas do SAMU Macro Norte levando técnicas do Suporte Avançado de Vida e Suporte Básico de Vida.

Os médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e condutores socorristas recebem treinamentos voltados para emergências clínicas, traumáticas, obstétricas e manejo de equipamentos, dentre outros.

A diretora executiva do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência do Norte de Minas (Cisrun), que é a entidade responsável pela gestão do SAMU Macro Norte, Kely Cristina de Moura Lacerda, explica que a Recertificação é uma capacitação permanente que visa manter o padrão de excelência do serviço de urgência e emergência, que já é reconhecido nacionalmente.

O presidente do Cisrun, por sua vez, lembra que, apenas este ano, já foram inauguradas cinco bases descentralizadas e que a ampliação do serviço no Norte de Minas vai continuar em 2020. “Assim, a capacitação de nossas equipes é uma necessidade permanente, uma vez que o servidor é o maior patrimônio do SAMU Macro Norte”, conta Silvanei Batista.

As próximas bases a receberem o programa são as de Mirabela, Olhos d’Água, Bocaiuva, Francisco Sá, Curral de Dentro e Monte Azul, que também fazem parte do programa de ampliação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência no Norte de Minas.


Por Jane Felix
Assessora de Comunicação
SAMU Macro Norte
Contato: (38) 9 9944-0311
ascom@cisrun.saude.mg.gov.br