O SAMU Macro Norte recebeu uma homenagem da Prefeitura de Montes Claros, em agradecimento à parceria firmada entre as instituições para a realização do curso de capacitação dos motoristas do Poder Executivo Municipal. A solenidade aconteceu na tarde desta sexta-feira, 13, na Câmara de Vereadores de Montes Claros.

O curso foi ministrado pela equipe do Núcleo de Educação Permanente do SAMU e abordou o tema Primeiros Socorros. Assuntos como Legislação de Trânsito, Direitos e Deveres, Ética, Combate a Incêndio foram abordados por outras instituições como o Corpo de Bombeiros e centros de formação de condutores. Cerca de 150 profissionais que atuam no Município como motoristas foram capacitados e receberam certificado correspondente à carga horária dos cerca de 30 dias de curso.

O prefeito de Montes Claros Humberto Souto agradeceu à parceria do SAMU e ressaltou a importância do trabalho dos motoristas na Administração Municipal tanto no que se refere à consciência de atitudes adequadas no trânsito quanto ao cuidado e economia com os bens públicos.

A diretora do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência do Norte de Minas (Cisrun), que é o órgão que realiza a gestão do SAMU, Kely Cristina de Moura Lacerda, e o coordenador do NEP, Ubiratam Lopes, representaram o órgão durante a cerimônia.

A diretora do Cisrun lembrou que existe no SAMU a consciência de que a união de esforços é fundamental para conseguir atingir o objetivo de salvar vidas e que parcerias são sempre bem vindas. Kely ainda lembrou que quatro mil solicitações de atendimento são executadas pelo SAMU Macro Norte, por mês, sendo que cerca de 1.600 apenas em Montes Claros, e que 40% delas são relativas a acidentes de trânsito, o que comprova a assertividade da iniciativa de capacitar os profissionais que exercem sua atividade diariamente no trânsito da maior cidade do Norte de Minas.