Os profissionais do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência do Norte de Minas (Cisrun)/SAMU Macro Norte e do Corpo de Bombeiros, que vão compor a equipe do Suporte Aéreo Avançado de Vida (SAAV), participarão de um treinamento com o helicóptero da Terceira Companhia Especial de Operações Aéreas do Batalhão, na próxima sexta-feira (11), às 16h30, no campo de futebol da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes).

A capacitação tem como foco preparar os tripulantes que atuarão no helicóptero adquirido pela Secretaria de Estado de Saúde do Governo de Minas Gerais e farão a cobertura aérea no Norte de Minas. O equipamento trará agilidade aos atendimentos em que o tempo resposta é fator determinante para o salvamento de uma vida, além de resgate de vítimas em áreas remotas, transferência de pacientes e órgãos e apoio às equipes de busca e salvamento e combate à incêndio. A expectativa é de que o helicóptero, que será utilizado no SAAV pelo SAMU Macro Norte e Corpo de Bombeiros, chegue a Montes Claros até o final do mês de maio.

Os treinamentos que estão acontecendo desde o mês de abril são realizados pelo Núcleo de Educação Permanente e assessoria técnica da Coordenação Médica do SAMU, além do Batalhão de Operações Aéreas (BOA). A aeronave utilizada para os treinamentos veio de Belo Horizonte. Entre os temas abordados estão o Suporte Básico de Vida nas emergências clínicas e traumáticas e o técnicas de salvamento e resgate de vítimas em terra, água e montanhas.

 

Fotos: Corpo de Bombeiros

Por Jane Felix
Assessora de Comunicação
SAMU Macro Norte
Contato: (38) 9 9944-0311
ascom@cisrun.saude.mg.gov.br

Deixe uma resposta