Infelizmente, os feriados prolongados contribuem para aumento das estatísticas de acidentes nas rodovias que cortam o Norte de Minas. Dessa forma, o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência do Norte de Minas (Cisrun)/SAMU Macro Norte implantará durante o carnaval o Veículo de Intervenção Rápida (VIR) para reforçar o atendimento na região.

O VIR é uma viatura com tração 4×4, mais ágil e com capacidade de chegar a locais de difícil acesso. O veículo é tripulado por uma equipe formada por médico, enfermeiro e condutor e é equipada com material para suporte avançado de vida. “O intuito do veículo é diminuir – consideravelmente – o tempo de resposta aos acidentes com maior gravidade, como os eventos de múltiplas vítimas que têm acontecido com frequência na região”, disse a diretora executiva do Cisrun, Kely Cristina de Moura Lacerda.

O presidente do Cisrun, Silvanei Batista dos Santos, por sua vez, destaca o investimento que tem sido realizado pelo Governo do Estado no órgão. “Desde fevereiro de 2017, nós recebemos 25 viaturas (ambulâncias) 0 km, e, em breve, receberemos uma aeronave, que será operada em parceria com o Corpo de Bombeiros, para socorro de vitimas graves e transferências hospitalares”, lembra.

Além disso, após o incêndio da Creche Gente Inocente, em Janaúba, foi criado uma equipe de 1ª Resposta/SCO (Sistema de Comando Operacional) que fica de plantão caso haja algum acidente com múltiplas vítimas. A equipe passa por treinamento físico diário e treinamento técnico-operacional semanal, que segue os princípios do Sistema de Comando Operacional e que é acionada para ajudar na organização e atendimento aos grandes incidentes, catástrofes e desastres.