O SAMU Macro Norte realizará o curso “Abordagem inicial ao paciente grave com Covid-19”, nesta quarta-feira (22). A capacitação, que será online, é gratuita e é voltada para médicos e enfermeiros tanto do SAMU, como para os profissionais das portas de entrada da Rede de Urgência do Norte de Minas. O curso é uma parceria do SAMU Macro Norte com a Superintendência Regional de Saúde que tem como objetivo capacitar profissionais da área da saúde do Norte de Minas e alinhar as ações de atendimento a casos emergenciais do Covid-19.

“O curso nasceu através de solicitações provenientes de várias cidades e instituições, solicitando treinamento do SAMU, até mesmo online, porque eles viram a qualidade das lives e treinamentos e também por conta dos nossos colaboradores que, quando trabalham em outras instituições, são vistos como profissionais diferenciados”, conta o coordenador do Núcleo de Educação Permanente, Ubiratam Correia, que é responsável pela capacitação e também está treinando profissionais de outras regiões do estado.

Durante o curso serão abordados assuntos como a biossegurança do profissional, as manifestações clínicas do paciente, fluxos e processos de transferência de pacientes infectados, além do processo de intubação da vítima, que é um dos pontos cruciais do atendimento; ou no caso da impossibilidade de intubação serão explanados outros procedimentos que garantam a ventilação efetiva para o paciente.

De acordo com a diretora executiva do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência do Norte de Minas, Kely Cristina de Moura Lacerda, além da disponibilização de serviços de atendimento de urgência e emergência, o SAMU como instituição também se vê responsável por capacitar permanentemente tanto seus servidores como os demais profissionais de saúde de sua área de atuação. “Essa capacitação continuada acaba por beneficiar a população com serviços mais eficientes e atendimento mais humanizado”, revela a diretora.

Serão quatro dias de curso e para participar da basta acessar o site www.cisrun.com.br/covid, onde o profissional terá acesso ao link de acesso para a transmissão do treinamento que terá início nesta quarta-feira (22), à partir das 9h10. Os próximos treinamentos abordarão a ressuscitação cardiopulmonar e doenças cardiovasculares provenientes do Covid-19.