Na manhã desta terça-feira (27), o presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência do Norte de Minas (Cisrun)/SAMU Macro Norte e prefeito do município de Porteirinha, Silvanei Batista Santos, se reuniu na sede da instituição, no bairro Interlagos, com a diretora executiva, Kely Cristina, e representantes dos setores de RH e Jurídico para definição dos últimos ajustes para o início da implantação das novas bases descentralizadas do SAMU Macro Norte.

Depois de reuniões realizadas, em Belo Horizonte entre o presidente do Consórcio e representantes do Governo do Estado, além de deliberações com o Conselho Diretor da entidade, ficou definido que oito novos municípios receberão unidades do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), conforme projeto técnico aprovado pelo Ministério da Saúde.

No dia 20 de agosto, o Governo de Minas, através da Secretaria de Estado de Saúde, publicou no Diário Oficial do Estado de Minas Gerais a liberação de verba, no valor total de cerca de R$ 1,2 milhão para o custeio da ampliação das novas unidades. Assim, os municípios de Bocaiúva, Monte Azul e Francisco Sá receberão, cada um, uma Unidade de Suporte Avançado (USA). Já as cidades de Mirabela, Jequitaí, Verdelândia, Curral de Dentro e Olhos D’Água serão contempladas com Unidades de Suporte Básico (USB).

As bases que abrigarão as equipes já estão sendo readequadas, conforme as exigências do Ministério da Saúde, e os equipamentos que serão utilizados nas ambulâncias como incubadora, ventilador e macas, por exemplo, já estão sendo adquiridos pelo Consórcio. “Já recrutamos os profissionais que atuarão nas novas unidades, através de processo seletivo, e eles já estão em fase de treinamento, para que, no mês de setembro, já possamos inaugurar as bases com os socorristas do SAMU Macro Norte”, conclui animado o presidente do Cisrun.

Por Jane Felix
Assessora de Comunicação
SAMU Macro Norte
Contato: (38) 9 9944-0311
ascom@cisrun.saude.mg.gov.br

Deixe uma resposta