Na próxima quarta-feira, 30 de outubro, o Suporte Aéreo Avançado de Vida (SAAV) será homenageado pela Câmara de Vereadores de Montes Claros em uma solenidade marcada para às 19h30, na sede do Legislativo Municipal.
Para quem ainda não conhece o SAAV, o serviço é disponibilizado graças a uma parceria entre SAMU Macro Norte e Corpo de Bombeiros e, desde o dia 12 de outubro de 2018, atende todo o Norte de Minas, no que se refere a atendimentos especializados de urgência e emergência, com uma aeronave tripulada por médicos e enfermeiros.
O Governo do Estado atendeu à solicitação do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência do Norte de Minas (Cisrun), que é o órgão que administra o SAMU Macro Norte, e a implantação de uma base aérea, no Aeroporto Mário Ribeiro, em Montes Claros, possibilitou mais agilidade para o atendimento de casos de transferências inter-hospitalares de pacientes graves e socorro às vítimas de acidentes em rodovias no Norte de Minas.
A diretora executiva do Cisrun, Kely Cristina de Moura Lacerda, lembra que, para dar início aos trabalhos do SAAV, os socorristas passaram por diversos treinamentos uma vez que o helicóptero dispõe de equipamentos de uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) aérea, como desfibrilador, bomba de infusão para controle de medicamento endovenoso e guincho de salvamento com braço que permite o içamento de paciente deitado em maca de resgate.
Para o presidente do Cisrun, Silvanei Batista Santos, o SAAV veio para suprir uma demanda existente em virtude das peculiaridades da região Norte de Minas que tem uma extensão territorial, diga-se de passagem, quase três vezes maior que a do estado do Rio de Janeiro. “O SAAV era uma antiga reivindicação e ficamos felizes por esse projeto sair do papel e virar realidade atendendo à população norte mineira e contribuindo para salvar vidas”, afirmou.

Números justificam investimento

Em um ano de funcionamento já foram realizados quase 250 atendimentos como transferências inter-hospitalares, socorro à vítimas de acidentes em rodovias e transporte de órgãos para transplantes. Os transportes feitos pelo SAAV possibilitaram o acesso aos serviços hospitalares de alta complexidade, de urgência e emergência credenciados ao SUS tanto nos principais municípios do Norte de Minas, como na capital de Minas Gerais. A expansão das operações aéreas faz parte do planejamento do SAMU Macro Norte em aumentar o número de atendimentos ao mesmo tempo em que diminui o tempo-resposta nos resgates à população norte mineira.

Por Jane Felix
Assessora de Comunicação
SAMU Macro Norte
Contato: (38) 9 9944-0311
ascom@cisrun.saude.mg.gov.br

Deixe uma resposta