No final da tarde desta sexta-feira (17), aconteceu uma reunião, na sede da Prefeitura de Montes Claros, com o intuito de discutir a instalação de uma base integrada do SAMU e do Corpo de Bombeiros no bairro Melo, no local onde havia uma base da Polícia Militar, ao lado da Escola Estadual Professor Plínio Riberio.

A iniciativa iria contribuir na diminuição do tempo para atendimento de vítimas, uma vez que a antiga base da PM do Melo está perto do centro da cidade, enquanto que o Complexo Regulador do SAMU, de onde saem as ambulâncias, está localizado no bairro Santo Antônio (a cerca de 4 km da área central).

O representante dos comerciantes da região, Paulo Elmo, conseguiu que o vereador Wilton Dias destinasse uma emenda parlamentar para a obra, uma vez que a base necessitaria de algumas adequações para receber as duas corporações (SAMU e CBMMG) e outros vereadores também abraçaram a ideia e irão colaborar com valores que chegam a R$ 250 mil.

Agora, a expectativa é que, com a liberação dos recursos, a base, que irá operar através de uma parceria entre SAMU e Corpo de Bombeiros, possa ser inaugurada no dia 3 de julho, aniversário de Montes Claros.

Durante a reunião o prefeito Humberto Souto disse que irá se reunir com os vereadores para ver a possibilidade do repasse para as intervenções no estabelecimento. Souto ressaltou a importância da nova base do SAMU para a região pois, sem dúvida, a população será beneficiada com a ação.

A diretora executiva do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência do Norte de Minas (Cisrun)/SAMU Macro Norte, Kely Cristina de Moura Lacerda, entende que a disponibilização do espaço na área central iria beneficiar a população com um menor tempo para atendimento de ocorrências, mas também iria contribuir na diminuição custos do SAMU com combustível, por exemplo.

Além de representantes do Cisrun/SAMU, Corpo de Bombeiros e comerciantes do bairro Melo, também participaram da reunião os vereadores Wilton Dias e Oliveira Lêga, além de representantes da Maçonaria que têm trabalhado para que a nova base se concretize.