Na manhã desta quarta-feira (12), aconteceu uma reunião, para debater ações que possam tornar o serviço prestado pelo SAMU Macro Norte, que já é referência de qualidade em atendimento gratuito de urgência, ainda melhor. O encontro reuniu presidência, diretoria executiva, coordenadores e funcionários-referência do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência do Norte de Minas (Cisrun)/SAMU Macro Norte.

O presidente do Cisrun, Silvanei Batista, abriu a reunião agradecendo a presença de todos e destacando a importância de cada colaborador, de cada função dentro da instituição para que o serviço flua de acordo com diretrizes estabelecidas pelos órgãos competentes. Batista ainda lembrou dos esforços e estudos que estão sendo realizados para avaliar a possibilidade de um possível aumento salarial para o setor operacional da instituição.

A diretora-executiva, Kely Cristina de Moura Lacerda, por sua vez, fez uma apresentação sobre o funcionamento do Cisrun e a importância da instituição para o Norte de Minas. Kely destacou os desafios de se fazer mais com menos, se referindo à defasagem dos repasses que o SAMU recebe para desenvolver suas atividades.

Os responsáveis pelos setores de coordenação médica, de enfermagem e de frota fizeram o uso da palavra e destacaram a importância de se trabalhar em equipe. Também foi criado, e apresentado pela coordenação de enfermagem durante a reunião, o Manual do Funcionário Referência que é a ferramenta adequada que define as atribuições de cada um nas bases descentralizadas, uma vez que algumas das 36 bases ficam muito distantes da sede do Cisrun, como Berizal que está a mais de 300 km de Montes Claros.

O encontro ainda contou com a participação de um representante do Sind-Saúde que falou a respeito das atividades desenvolvidas pelo sindicato. Por fim, foi dada a palavra aos profissionais do setor operacional do SAMU, momento em que eles puderam falar sobre como é trabalhar no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e tirar dúvidas com a diretoria e coordenações sobre aspectos relativos ao trabalho.