Uma comitiva formada por profissionais do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência do Norte de Minas (Cisrun)/SAMU Macro Norte embarcou para Belo Horizonte, nesta quinta-feira (26), para ministrar palestras em um dos maiores congressos de Minas Gerais: o II Congresso da Associação Brasileira de Medicina de Emergência – Rede de Emergência: do Pré ao Intra Hospitalar.

O evento que acontecerá de 26 a 28 de setembro, no Centro de Convenções da ABRAMEDE, e contará com sete profissionais do SAMU Macro Norte como palestrantes que levarão na bagagem as experiências vividas pelo Cisrun, já que é primeiro consórcio regionalizado no Brasil. A médica Ellen Matos abordará assuntos relacionados ao atendimento do paciente psiquiátrico no pré-hospitalar (APH); a coordenadora de enfermagem, Larissa Alcântara, falará sobre os hiperutilizadores do serviço; a coordenadora médica Lilian Fernandes e o médico Wille Dingsor levarão informações sobre novas técnicas no APH, além dos desafios na utilização do trombolítico (medicamento não custeado pelo Ministério da Saúde) nas ambulâncias.

A abordagem sobre a educação contínua das equipes do serviço de urgência e emergência ficará por conta do coordenador do Núcleo de Educação Permanente, Ubiratam Correia; já a importância da integração da equipe terrestre com a aeromédica será abordada pelo médico Antônio Cedrim. E por fim, a diretora executiva Kely Cristina Lacerda falará sobre gestão e sustentabilidade, realidade vivenciada pela instituição nos mais de dez anos de SAMU Macro Norte. O evento que contará com palestrantes de todo o Brasil incentiva a troca de experiências das diversas regiões do país para construir uma nova realidade para os pacientes atendidos pelo serviço de emergência.

Questionado quanto à maciça participação dos profissionais do SAMU Macro Norte no evento da ABRAMEDE, o presidente do Cisrun, Silvanei Batista, se mostrou muito satisfeito, mas não surpreso, uma vez que já conhece o potencial dos subordinados. “Fico satisfeito que o SAMU Macro Norte seja reconhecido pelo seu padrão de excelência, pois isso é resultado de muito trabalho”, conclui.

Por Jane Felix
Assessora de Comunicação
SAMU Macro Norte
Contato: (38) 9 9944-0311
ascom@cisrun.saude.mg.gov.br

Deixe uma resposta