O presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência do Norte de Minas (Cisrun), Silvanei Batista, se reuniu pela primeira vez com o Conselho Diretor do órgão na gestão 2019/2020 e prefeitos que compõem o Cisrun, na manhã desta segunda-feira (25). Durante o encontro, que aconteceu no Complexo Regulador do SAMU Macro Norte, a coordenadora médica Lílian Fernandes apresentou aos prefeitos a estrutura do SAMU e explicou a importância de cada setor para o bom funcionamento do serviço, a forma técnica e humanizada como é conduzido o trabalho.

A prefeita do município de Bocaiúva, Marisa Alves, que conhecia apenas a sede administrativa do Cisrun/SAMU, ficou encantada ao conhecer como se dá o serviço no Complexo Regulador mais de perto e parabenizou o presidente pelo trabalho desenvolvido no órgão. “Eu fiquei muito impressionada! Nós que já estamos envolvidos na causa e, agora, conhecemos e confiamos na equipe”.

A diretora executiva do Cisrun, Kely de Moura Lacerda, agradeceu a presença dos prefeitos e falou sobre o papel de cada um para o bom funcionamento do serviço. “Justamente a participação de vocês do Conselho que possibilita a efetivação de toda essa organização, porque quem faz a gestão da operacionalização do serviço é o Consórcio. Então, são vocês prefeitos que são responsáveis diretos por isso”.

O presidente do Cisrun lembrou a importância da união dos prefeitos para lutar pela ampliação das bases descentralizadas e pelo reajuste do repasse do Governo Federal que não acontece desde a implantação do serviço, em 2010. “Para o SAMU não há barreiras. Nossas equipes enfrentam sol, chuva, atravessam rios, mato, cachoeiras”, destacou sobre a importância da valorização do serviço de urgência e emergência e as adversidades encontradas no dia a dia. “Aqui, nós temos uma equipe diferenciada que aprendi a respeitar e admirar cada vez”, finalizou.