Na sexta-feira, 10, aconteceu a primeira reunião ordinária do Conselho Diretor do Consórcio Intermunicipal da Rede de Urgência do Norte de Minas (Cisrun), na sede da entidade no bairro Interlagos, em Montes Claros. Entre as pautas da reunião, estavam a ampliação das unidades do SAMU Macro Norte e a inadimplência dos municípios atendidos pela entidade.

A reunião teve início com o presidente do Cisrun, Silvanei Batista Santos, informando a possibilidade de o Consórcio conseguir judicialmente a isenção tributária necessária para deixar de pagar o INSS Patronal, o que significaria uma grande economia e que poderia, inclusive, proporcionar o reajuste do salário dos funcionários. A diretora executiva do Cisrun, Kely Cristina de Moura Lacerda, por sua vez, acrescentou que a implantação do Plano de Cargos e Salários somente seria possível com novas fontes de recursos.

Os presentes também foram atualizados a respeito do projeto de ampliação das bases e que, nessa primeira fase da ampliação, teriam prioridade os municípios que se encontram adimplentes com os repasses e com disponibilidade de contrapartida, uma vez que Governo do Estado informou que irá repassar somente 25% dos recursos, o que implicará no aumento do repasse desses municípios que seriam contemplados.

Ainda foi discutido pelo Conselho, a questão que envolve a empresa Eco-135, que tem contrato com o Governo do Estado para administrar a BR-135, contrato esse que exige a disponibilização de uma ambulância com atendimento médico no local no caso de acidente no trecho, mas que, na realidade, os atendimentos que necessitam de ambulância com médico e medicamentos estão sendo realizados pelo SAMU Macro Norte.

Ainda foi discutido pelo Conselho, a questão que envolve a empresa Ec 135, que tem contrato com o Governo do Estado para administrar a BR-135, contrato esse que exige a disponibilização de uma ambulância com atendimento médico no local no caso de acidente no trecho, mas que, na realidade, os atendimentos que necessitam de ambulância com médico e medicamentos estão sendo realizados pelo SAMU Macro Norte.

Por Jane Felix
Assessora de Comunicação
SAMU Macro Norte
Contato: (38) 9 9944-0311
ascom@cisrun.saude.mg.gov.br

Deixe uma resposta