Uma reunião na sede do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência do Norte de Minas (Cisrun)/SAMU Macro Norte fez um balanço das ações realizadas pela instituição no enfrentamento ao Covid-19, na manhã desta sexta-feira (15). Foram explanadas as medidas adotadas logo após o reconhecimento da Covid-19 como pandemia mundial, pela Organização Mundial da Saúde, e a criação do Comitê de Enfrentamento ao Covid-19 do SAMU, com as coordenações que atuam diretamente no atendimento das vítimas do coronavírus.

Para se ter uma ideia, durante o mês de março, nos 86 municípios que fazem parte da área de cobertura do SAMU Macro Norte, houve 39 ocorrências atendidas pelas equipes de socorristas consideradas suspeitas de Covid-19. Já no mês de abril, 132 ocorrências foram consideradas suspeitas de Covid-19 pela Regulação Médica da instituição, que é o setor que, pelo telefone 192, realiza a avaliação dos casos e encaminha a equipe para atendimento. Desta forma, entre março e abril, houve um aumento de 338%.

Com o aparecimento do coronavírus e a sua chegada ao Brasil, e ao Norte de Minas, novos procedimentos de higienização de equipamentos e vestimentas dos socorristas foram adotados para que o SAMU mantivesse o reconhecido padrão de desempenho nos atendimentos de urgência e emergência e se adequasse à nova realidade com as ocorrências relacionadas ao novo coronavírus.

Durante o encontro, a diretora do Cisrun, Kely Cristina de Moura Lacerda, lembrou que os profissionais do setor operacional são o maior patrimônio da instituição e, por isso, há a necessidade de garantir segurança aos colaboradores que estão na linha de frente. Também foi ressaltada a importância do uso dos equipamentos de proteção individual de forma adequada e consciente para se evitar a infecção dos colaboradores pelo coronavirus.

“Todo mundo espera muito de nós! Temos que unirmos nessa corrente e trabalhamos de forma conjunta, adotando aquilo que as normas que as organizações e as autoridades sanitárias dizem que são eficazes”, disse Kely sobre a necessidade da união de esforços para um bem comum.

Por Jane Felix
Assessora de Comunicação
SAMU Macro Norte
Contato: (38) 9 9944-0311
ascom@cisrun.saude.mg.gov.br