O Núcleo de Educação Permanente existe desde a implantação do Serviço do Atendimento Móvel de Urgência – SAMU, em Montes Claros. Dessa forma, são 14 anos trabalhando na capacitação e treinamentos de funcionários para o atendimento correto de seus pacientes.

O coordenador do NEP, Ubiratam Lopes Correia, trabalha no SAMU desde a fundação do serviço e afirma que é muito importante desenvolver ações como essa, deixando os funcionários aptos a realizarem qualquer tipo de atendimento com excelência. “Realizamos treinamentos em todas as bases do SAMU, além das portas de entrada dos serviços de urgência e emergência no Norte de Minas. Participamos também da formação dos profissionais do Vale do Jequitinhonha e Juiz de Fora”, disse o coordenador.

Ubiratam conta ainda que os treinamentos acontecem semanalmente e são muito intensos. Nas capacitações são abordados diversos temas, sendo que uma reunião científica é realizada de forma mensal, momento em que são abordados temas em forma de discussão de casos clínicos e apresentado novas evidências científicas com relação às terapias assistências e farmacológicas.

“O Núcleo realiza treinamentos internos com abordagem do cotidiano e atualizando os funcionários sobre novas técnicas. Inclusive realizamos no dia quatro de março uma palestra sobre o Coronavírus para que as pessoas pudessem identificar os sintomas e as formas de transmissão”, fala Ubiratam, lembrando que o curso contou com a palestra de um especialista em infectologia.

Palestra sobre o Coronavírus.

O treinamento teve como objetivo capacitar os funcionários para que eles possam realizar uma triagem e um atendimento eficiente, e posteriormente fazerem o encaminhamento da possível vítima para o local adequado e com todas as normas e técnicas de biossegurança aplicadas.

A coordenadora médica do SAMU Macro Norte, Lílian Christianne Brito, participou da capacitação e pontua que os treinamentos são de suma importância para a preparação das equipes. “É necessário adquirir conhecimento e habilidades diante de um novo vírus como este”, comenta.

O coordenador do NEP finaliza informando que profissionais do SAMU estão preparados para fazerem uma abordagem segura. “Nos aprimoramos sempre e procuramos divulgar esse conhecimento adquirido. O atendimento em urgência e emergência é muito dinâmico, ele passa por processos de atualizações e consensos. O nosso núcleo de educação é referência para muitos núcleos do país, recebemos várias visitas para conhecerem o nosso trabalho e possivelmente ser aplicado em outro local”, enfatiza ele.

Texto: Letícia Fernandes