A implantação das novas bases descentralizadas e a disponibilização de Unidades de Suporte Avançado (USA) do SAMU Macro Norte atendem a uma reivindicação antiga dos municípios. Para se ter uma ideia, nesta semana, em que acabou o mês de setembro e teve início outubro, a população das cidades de Francisco Sá, Bocaiuva, Verdelândia e Mirabela foi beneficiada, sem contar com os inúmeros municípios e localidades limítrofes que também serão favorecidas.

Enquanto os municípios de Francisco Sá e Bocaiuva receberam USAs, que são ambulâncias tripuladas por médico, enfermeiro e condutor-socorrista e dotadas de equipamentos capazes de atender casos mais graves, Verdelândia e Mirabela tiveram suas bases descentralizadas inauguradas, o que deverá diminuir sensivelmente o tempo de espera para atendimento de solicitações via 192.

A diretora executiva do Consorcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência do Norte de Minas (Cisrun), Kely Cristina de Moura Lacerda, lembra que, com as inaugurações deste início do mês de outubro, já são 39 bases descentralizadas em atividade na área de atuação do SAMU Macro Norte, que tem uma extensão de cerca de 120 mil quilômetros quadrados.

O presidente do Cisrun, Silvanei Batista Santos, entende que a ampliação da capilaridade do SAMU Macro Norte se deve à parceria entre Governo Federal, Governo de Minas e Municípios e aproveita para informar que as inaugurações de novas bases descentralizadas continuarão, com a entrega de uma Unidade de Suporte Avançado em Monte Azul, na próxima sexta-feira, 11.

Por Jane Felix
Assessora de Comunicação
SAMU Macro Norte
Contato: (38) 9 9944-0311
ascom@cisrun.saude.mg.gov.br

Deixe uma resposta