A parceria entre o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência do Norte de Minas (Cisrun) e o Governo Federal, que doou 39 novas ambulâncias que serão utilizadas pelo SAMU Macro Norte, já está surtindo efeito e beneficiando a população do Norte de Minas. A renovação de frota dos veículos das bases descentralizadas do SAMU Macro Norte já está acontecendo e atinge 70% da frota.

Nas últimas semanas, já foram beneficiados os municípios de São Francisco, Bonito de Minas, Francisco Sá, Porteirinha e Janaúba, que recebeu duas novas ambulâncias, uma unidade de Suporte Avançado e outra do modelo Básico. A entrega das ambulâncias acontecerá gradualmente nas próximas semanas, até que todos os municípios que fazem parte do Cisrun sejam beneficiados. Evidentemente as entregas dos veículos está acontecendo sem a realização de nenhum tipo de cerimônia, uma vez que a aglomeração de pessoas é uma das situações que devem ser evitadas, neste momento, em virtude do alto grau de transmissibilidade do coronavírus.

A aquisição das novas unidades representou um investimento de quase R$ 7 milhões de reais e tem como objetivo atualizar a frota do SAMU Macro Norte que possui veículos com um desgaste acentuado pela especificidade do serviço de urgência. Com as novas ambulâncias, o SAMU Macro Norte poderá atender de forma mais rápida e eficiente pacientes que precisem do serviço de urgência e emergência, além de reduzir o gasto com manutenção dos veículos.

A expectativa, segundo a diretora executiva do Cisrun, Kely Cristina de Moura Lacerda, é que todas as ambulâncias estejam em atividade nas respectivas bases descentralizadas ainda durante o mês de maio. A diretora lembra que as novas ambulâncias do SAMU Macro Norte chegaram em boa hora e que os veículos que serão substituídos permanecerão em stand by para qualquer eventualidade.

O presidente do Cisrun, Silvanei Batista Santos, destaca que a iniciativa representou a maior renovação da frota do SAMU Macro Norte, desde a criação do consórcio, com mais de dois terços das ambulâncias substituídas. “A mudança também está beneficiando outras bases que, no momento, não serão comtempladas com veículos novos, mas que, com a readequação, estão recebendo ambulâncias seminovas, como é o caso de Januária”, explica.