A implantação das novas bases descentralizadas do SAMU Macro Norte, finalmente, se iniciou, nesta quinta-feira (19), com a inauguração da unidade no município de Curral de Dentro, que está localizado a cerca de 290 km de Montes Claros, onde está a sede do SAMU Macro Norte. Fundada em 1995, a localidade que tem nome sui generis é um município que se encontra entre Norte de Minas e Vale do Jequitinhonha, com área de 568 km² e cerca de 7.500 habitantes.

Até a inauguração da nova base descentralizada, a população do município era atendida pelas bases de Taiobeiras e Berizal (distantes 45 km e 62 km, respectivamente), o que aumentava significativamente o tempo de resposta à solicitação de atendimento. Agora, a população da cidade conta com uma equipe especializada em atendimento de urgência e emergência que continuará, diga-se de passagem, recebendo o suporte do Núcleo de Educação Permanente do SAMU Macro Norte no que se refere à capacitações e treinamentos. A nova unidade, por sua vez, também dará suporte aos municípios vizinhos como Santa Cruz de Salinas, por exemplo, além de um trecho da rodovia BR-251 com alto índice de acidentes.

A diretora do Cisrun, Kely Cristina de Moura Lacerda, lembra que a elaboração do projeto de implantação da base de Curral de Dentro teve início em 2015 e que graças a uma gestão eficiente e com o auxílio da Prefeitura do município foi possível tornar realidade esta iniciativa que irá beneficiar a cidade e outros municípios da região. O prefeito de Curral de Dentro, Sebastião Alves dos Santos, mais conhecido como Tião Muquiba, não conseguia disfarçar sua satisfação com a inauguração da base do SAMU. “Uma das melhores coisas que já aconteceu para a cidade”, sintetizou.

O presidente do Cisrun, Silvanei Batista, agradeceu os esforços das autoridades do município de Curral de Dentro e afirmou com convicção que aquilo que foi vislumbrado anteriormente (a ampliação das bases descentralizadas do SAMU) começa a se tornar uma realidade que vai favorecer a população no Norte de Minas levando atendimento especializado e gratuito de urgência e emergência a mais cidadãos. Silvanei Batista ainda fez questão de frisar que as verbas do aditivo assinado entre o Cisrun e Secretaria de Estado de Saúde do Estado de Minas Gerais, no mês de agosto, é que contribui também para que a nova base fosse viabilizada. 

Com a base descentralizada de Curral de Dentro, agora, o SAMU Macro Norte conta com 37 bases descentralizadas, além de um Complexo Regulador, que são equipadas, no total, com 48 ambulâncias, entre unidades básicas e avançadas, e uma aeronave para atendimento de ocorrências de múltiplas vítimas e para transferência inter-hospitalar de pacientes.

Por Jane Felix
Assessora de Comunicação
SAMU Macro Norte
Contato: (38) 9 9944-0311
ascom@cisrun.saude.mg.gov.br

Deixe uma resposta