O Núcleo de Educação Permanente do SAMU Macro Norte e os novos integrantes da Liga Acadêmica Norte Mineira de Urgência e Emergência (LANMUE) participaram de um treinamento diferente, na manhã do último domingo (14). Os acadêmicos da Funorte, UNIFIPMoc e Unimontes se deslocaram ao Parque Sapucaia onde tiveram o primeiro contato com o NEP e puderam aprender técnicas preciosas utilizadas no serviço de urgência e emergência.

As atividades fora da sala de aula que envolveram caminhadas dentro do parque e dinâmicas tiverem o intuito de provocar sensações de estresse físico e emocional, variações imprevisíveis do ambiente como chuva, calor, entre outros, e, mesmo assim, terem que manter o controle. Segundo o coordenador do Núcleo de Educação, que também é um dos responsáveis pela Liga, Ubiratam Lopes, durante a capacitação, foram aplicadas simulações realísticas envolvendo atendimentos clínicos e traumas em que os estudantes precisaram realizar o atendimento à “vítima” de olhos vendados.

“Nas dinâmicas foram aplicadas técnicas que estimulam partes do cérebro e que exigem a cooperação, trabalho em equipe e confiança. O que se assemelha à Regulação Médica em que os profissionais são os olhos e mãos dos médicos”, disse Ubiratam se referindo aos atendimentos realizados pelas equipes das Unidades de Suporte Básico que são orientadas por um médico regulador através do telefone sobre os procedimentos que deverão ser utilizados para atender o paciente.

Para a diretora executiva do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência do Norte de Minas (Cisrun), Kely Cristina de Moura Lacerda, a parceria entre o SAMU e as instituições de ensino da área da saúde é benéfica para toda a população já que capacita os estudantes já nos primeiros períodos da faculdade. O presidente do Cisrun Silvanei Batista Santos, por sua vez, disse que esse trabalho de capacitação permanente foi institucionalizado e terá continuidade, uma vez que, cada dia mais, ganha relevância como uma das atribuições do SAMU no auxílio à missão de salvar vidas.P

Por Jane Felix
Assessora de Comunicação
SAMU Macro Norte
Contato: (38) 9 9944-0311
ascom@cisrun.saude.mg.gov.br

Deixe uma resposta