Será realizado, no próximo sábado (25), o curso Implantação da Rede de Atendimento ao AVC no Norte de Minas – Abordagem e Condutas no AVC, em Montes Claros. A ação se dá graças a uma pareceria entre o SAMU Macro Norte, Rotary International e Santa Casa de Montes Claros, dentro do projeto “Madre Teresa de Calcutá”, e é voltado para todos os profissionais e estudantes da área da saúde.

O coordenador do Núcleo de Educação Permanente (NEP) do SAMU, Ubiratam Lopes Correia explica que durante a capacitação será abordado a fisiopatologia do Acidente Vascular Cerebral (AVC), ou seja, como ele surge e o que pode causar; como distinguir o AVC isquêmico e hemorrágico, pois cada um tem um tratamento diferente; e como identificar de forma rápida. “Mostraremos como reconhecer através da Escala de Cincinnati, pois o tempo é decisivo para a recuperação da vítima. Em até 4h30 é empregado tipos de terapias que diminuem, ou até mesmo anulam, as sequelas”, frisou.

Em apenas dois meses de treinamentos, que vêm sendo realizados no Norte de Minas, o SAMU já capacitou aproximadamente 2.500 pessoas, sendo que a meta é alcançar quatro mil profissionais da Rede Hospitalar e da Rede de Urgência e Atenção Primária na região. “É importante todos participarem dessa mobilização, pois é um treinamento completo para a abordagem do AVC. Lá vamos ter um neurocirurgião que vai ajudar as pessoas identificarem uma parada cardiorrespiratória e respiratória, e também como intervir a tempo nessas complicações”, finalizou Ubiratam.

O curso é gratuito e será realizado, a partir das 8 horas, no auditório da AMAMS, que está localizado na avenida Major Alexandre Rodrigues, nº 416, no bairro Ibituruna. Os interessados em participar do curso podem se inscrever através do site www.cisrun.saude.mg.gov.br/ead.

41d600d9-dd99-44ed-a9ef-80c4c42d4105 a265cf2a-2ef2-4779-8e90-d11e80691e79 foto avc Sem título

 

Por Jane Felix
Assessora de Comunicação
SAMU Macro Norte
Contato: (38) 9 9944-0311
ascom@cisrun.saude.mg.gov.br

Deixe uma resposta