Montes Claros completa 163 anos nesta sexta-feira (03) e, de presente, o SAMU Macro Norte, que possui sua sede no município, recebe a renovação total da frota de ambulâncias que serve a maior cidade no Norte de Minas.

Apesar da população montes-clarense imaginar que são mais ambulâncias, pois estão sempre circulando pelas ruas e avenidas indo ou voltando a uma ocorrência, são cinco Unidades de Suporte Básico (USB) e duas Unidades de Suporte Avançado (USA) que prestam serviço na cidade. Para se ter uma ideia, foram 17.079 atendimentos apenas durante o ano passado, em Montes Claros, o que equivale a quase 47 atendimentos por dia.

Os novos veículos fazem parte de uma doação do Ministério da Saúde (foram 39 ambulâncias 0 km ao todo) e possibilitaram a renovação de 70% da frota do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência do Norte de Minas (Cisrun), que é a instituição que administra o SAMU Macro Norte, e irá beneficiar direta e indiretamente 86 municípios.

O Complexo Regulador, que é a base do SAMU em Montes Claros, também passou por reformas na estrutura do espaço e ganhou uma nova área para a descontaminação das ambulâncias. Além da limpeza adequada do veículo, no local é realizada a assepsia dos equipamentos removíveis da unidade em uma sala de desinfecção. O objetivo da medida foi proporcionar mais segurança aos socorristas neste momento em que a pandemia de Covid-19 afeta o país.

Segundo a diretora executiva do Cisrun, Kely Cristina de Moura Lacerda, o trabalho realizado pelo SAMU, durante a pandemia de Covid-19, não parou, “muito pelo contrário”, mas como a doença é nova e o conhecimento científico necessita de tempo para ser construído, diversas medidas vão sendo elaboradas e procedimentos adotados para preservar a saúde de pacientes e de todos os colaboradores da instituição.

O presidente do Cisrun, Silvanei Batista Santos, lembra que o bom relacionamento com o Governo Federal, o Governo de Minas e o prefeitos dos municípios da área de atuação do SAMU Macro Norte é importante para a governabilidade e tem se traduzido em diversas ações que melhoraram as condições de trabalho dos colaboradores do SAMU e beneficiaram a população do Norte de Minas com um serviço de urgência e emergência mais rápido, eficiente e com atendimento humanizado.