O SAMU Macro Norte, através de seu Núcleo de Educação Permanente, deu início, nesta quarta-feira (28), ao Projeto SAMU na Comunidade. O objetivo da iniciativa é levar informação e educação em saúde para todas as faixas etárias e classes da população montes-clarense.

Diferentemente do SAMU na Escola, que continua sendo realizado na cidade e que atinge crianças e adolescentes no ambiente escolar, o SAMU na Comunidade conta com a parceria da Secretaria Municipal de Saúde e levará a capacitação para as unidades de Atenção Básica dos bairros de Montes Claros capacitando os moradores independente da faixa etária.

A primeira ação, realizada na Unidade Básica de Saúde do bairro Santo Antônio, na manhã desta quarta-feira, contou com aproximadamente 30 pessoas entre moradores e agentes de saúde. O público recebeu orientações sobre a atuação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, condutas adequadas em uma parada cardiorrespitatória, engasgamento, dentre outros procedimentos.

O presidente do Cisrun, Silvanei Batista, ressalta que o projeto vem para expandir as atividades de educação em saúde e munir a família norte mineira de informações para saber agir da maneira correta quando alguém precisar do serviço de urgência e emergência. “A expectativa é atingir a população através de eventos em 83 unidades de saúde, sendo que, o projeto SAMU na Comunidade, assim como o SAMU na Escola, acontecerá semanalmente”, disse.

O próximo SAMU na Comunidade acontecerá no dia 4 de setembro, às 8h30, será realizado no ESF Pérola (rua Santo Antônio, nº 510, no bairro Todos os Santos).

Por Jane Felix
Assessora de Comunicação
SAMU Macro Norte
Contato: (38) 9 9944-0311
ascom@cisrun.saude.mg.gov.br

Deixe uma resposta