A entrega das novas ambulâncias, doadas no dia 1º de junho pelo Governo de Minas Gerais ao Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência do Norte de Minas (Cisrun), instituição responsável pela gestão do SAMU Macro Norte, continua a todo vapor. Desta forma, mais sete bases descentralizadas do Norte de Minas serão comtempladas nos próximos dias.

A solenidade de entrega para o município de Janaúba está programa para esta sexta-feira (16), às 9 horas da manhã. Montezuma receberá sua viatura às 12 horas; Espinosa, às 15 horas; e Porteirinha, às 17 horas. Já no sábado, Rio Pardo de Minas, às 11 horas, e Taiobeiras, às 15 horas, receberão suas ambulâncias. Em Bocaiúva a solenidade será realizada às 9 horas. Lembrando que as cerimônias serão realizadas na sede do SAMU em cada um dos municípios.

Para se ter uma ideia, os municípios contemplados nos próximos dias se destacam pelo grande número de solicitações de atendimento via 192, o que justifica o recebimento dos novos veículos. Janaúba, por exemplo, fica atrás apenas de Montes Claros em atendimentos. Foram 253 somente no mês de maio de 2017. Porteirinha, por sua vez, é a segunda colocada na Microrregião de Janaúba com 81 atendimentos em maio, enquanto Espinosa é a terceira na mesma microrregião (67).

O SAMU desenvolve um papel fundamental na rede de urgência e emergência percorrendo longas distâncias para o atendimento de vítimas de acidentes de trânsito e domésticos, casos clínicos, psiquiátricos e obstétricos e vinha com uma frota desgastada pelo uso contínuo em estradas com estado precário. “As ambulâncias que estão sendo entregues às bases descentralizadas representam um percentual de renovação da frota superior a 50%!”, comemora o presidente do Cisrun, Silvanei Batista.

Por Jane Felix
Assessora de Comunicação
SAMU Macro Norte
Contato: (38) 9 9944-0311
ascom@cisrun.saude.mg.gov.br

Deixe uma resposta