O movimento Maio Amarelo tem como objetivo chamar a atenção da sociedade para o grande número de acidentes de trânsito identificado nas cidades brasileiras. Dessa forma, o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência do Norte de Minas (Cisrun)/SAMU Macro Norte, que tem como missão salvar vidas, participou do lançamento da Campanha Maio Amarelo, que este ano tem como tema “Nós somos o trânsito”, na manhã desta sexta-feira (04), na Praça da Catedral, em Montes Claros.

Para se ter uma ideia, em 2017, o SAMU Macro Norte atendeu uma média mensal de 1.162 acidentes de trânsito envolvendo veículos de quatro rodas, motocicletas, bicicletas e atropelamentos, sendo que alguns deles com vítimas fatais.

Além do Cisrun/SAMU, MCTrans, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Polícia Rodoviária, entre outras instituições, participam da ação que chama a atenção da população para uma postura preventiva que proporcione mais segurança no trânsito e que teve uma blitz educativa em seu lançamento.

O coordenador do Núcleo de Educação Permanente do Cisrun, órgão responsável pela capacitação constante dos profissionais do SAMU, Ubiratam Lopes, destaca que a tragédia que acontece, diariamente, nas ruas brasileiras, também é responsável por uma sobrecarga dos serviços de saúde, uma vez que grande parte das cerca de 1.700 solicitações de atendimento recebidas pelo SAMU, a cada dia, são relativas a acidentes de trânsito.

A diretora executiva do Consórcio, Kely Cristina de Moura Lacerda, lembra que o SAMU Macro Norte desenvolverá ações durante todo o mês de maio com o intuito de orientar motoristas e pedestres sobre a grande quantidade de acidentes no trânsito e suas consequências, que vão de sequelas físicas e psicológicas até a mesmo à morte.

“A função primordial do SAMU não é orientar à população quanto as normas de trânsito, e, sim, prestar atendimento de qualidade em urgência e emergência, mas que, haja vista a grande porcentagem de atendimentos prestados pelo órgão é relacionado à acidentes como colisões e atropelamentos a entidade se julga no dever de contribuir para informar e orientar a sociedade a respeito dos perigos do trânsito”, finaliza o presidente do Cisrun, Silvanei Batista, ressalta.

 

 

Por Jane Felix
Assessora de Comunicação
SAMU Macro Norte
Contato: (38) 9 9944-0311
ascom@cisrun.saude.mg.gov.br

Deixe uma resposta