O SAMU Macro Norte, através do Núcleo de Educação Permanente (NEP), realizou um treinamento de urgência e emergência para os profissionais do Lar das Velhinhas na tarde desta sexta-feira (28), em Montes Claros. A iniciativa teve como objetivo ensinar os funcionários da casa de idosos como identificar e agir em situações de emergência.

O treinamento foi personalizado e abordou situações e doenças mais comuns com idosos como fraturas, parada cardiorrespiratória, acidente vascular cerebral e diabetes, entre outras. A cuidadora de idosos Tuany Dias trabalha na instituição, que atende cerca de 70 idosos, e entende que a capacitação do SAMU foi muito válida. “A gente, agora, tem as medidas certas para socorrer e as técnicas corretas para que a gente possa ter sucesso no atendimento”, conta.

A enfermeira Joyce Fernanda Costa Quadros elogiou a iniciativa e a contribuição do SAMU para um atendimento adequado de urgência. “Quando as pessoas participam e fazem, a memória fica muito mais realista”, nota que a prática faz toda a diferença. Para o instrutor do NEP Ildefonso Leite a visita ao estabelecimento foi gratificante. “A gente vê o carinho e atenção que elas nos dão e aumenta o carinho e o amor pelo serviço. É o nosso combustível!”, diz como ficou sensibilizado com a receptividade dos funcionários e das idosas que residem no local.

O coordenador do NEP Ubiratam Correa explica que o treinamento foi totalmente personalizado para o Lar das Velhinhas. “Nós percebemos que tem idosos acamados, idosos dependentes, até mesmo com relação à alimentação nós orientamos aqui como deve ser feito o procedimento e como identificar algum agravo a saúde. São detalhes que fazem a diferença durante o atendimento, hoje, nós podemos colocar em prática, realizar exercícios simulados para suprir essa demanda deles e a gente sabe que eles já estão aptos a realizar o primeiro atendimento até a chegada do SAMU”, relata.

A diretora executiva do Consorcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência do Norte de Minas (Cisrun) Kely Cristina de Moura Lacerda entende que capacitar profissionais da saúde que atuam em outras instituições também faz parte da função do SAMU e informa que, em breve, os profissionais do SAMU retornarão ao Lar da Velhinhas para capacitar mais funcionários da instituição. Após a capacitação, que aconteceu durante toda a tarde, foram doados pacotes de fraldas geriátricas arrecadados em cursos e oficinas do NEP.

Por Jane Felix
Assessora de Comunicação
SAMU Macro Norte
Contato: (38) 9 9944-0311
ascom@cisrun.saude.mg.gov.br

Um pensamento sobre “Lar das Velhinhas recebeu capacitação do SAMU

Deixe uma resposta