Cerimônia realizada na noite dessa segunda-feira (30) marcou o início das atividades de uma nova Unidade de Suporte Avançado (USA) do SAMU Macro Norte no município de Francisco Sá. A solenidade aconteceu em uma semana em que outros municípios também estão recebendo novas bases descentralizadas ou novas ambulâncias.

A base descentralizada de Francisco Sá já contava com Suporte Básico de Vida, que é uma ambulância tripulada por um técnico em enfermagem e um condutor-socorrista, e, agora, conta também com uma equipe formada por um médico, enfermeiro e condutor. O reforço no serviço será muito bem-vindo, haja vista que o município é próximo à BR-251, que, infelizmente, é conhecida pelo grande número de acidentes.

A USA é capaz de atender casos mais graves como procedimentos invasivos, além de transferências inter-hospitalares, já que a unidade é considerada uma UTI móvel. Além disso, as unidades avançadas possuem uma alta classe de medicamentos fundamentais para a sobrevida do paciente.

A implantação das novas unidades está acontecendo graças à união de esforços entre a presidência do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência do Norte de Minas (Cisrun), Governo de Minas e União. No mês de agosto a Secretaria de Estado de Saúde do Estado de Minas Gerais destinou recursos para a ampliação das novas unidades que levará serviço de urgência e emergência à 1,7 milhão de pessoas no Norte de Minas. Os próximos municípios contemplados com o benefício serão Bocaiúva e Verdelândia, na próxima sexta-feira (04), com cerimônias que serão realizadas às 10 e 17 horas, respectivamente.

Por Jane Felix
Assessora de Comunicação
SAMU Macro Norte
Contato: (38) 9 9944-0311
ascom@cisrun.saude.mg.gov.br

Deixe uma resposta