Dia da Reanimação Cardiopulmonar em dose tripla

Já em sua quinta edição, o Dia da Reanimação Cardiopulmonar será realizado pelo SAMU Macro Norte, no próximo sábado (24). A ação visa capacitar a população para saber identificar uma parada cardiorrespiratório (PCR) e ensinar a se portar diante uma vítima, pois ações rápidas e precisas são determinantes para a sobrevivência da pessoa.

A parada cardiorrespiratória ocorre quando o bombeamento de sangue pelo coração é interrompido. Dessa forma, o fluxo de sangue para os órgãos cessa de forma súbita e completa. Sem fluxo de sangue para o cérebro, a pessoa perde a consciência; tecnicamente, está morta. Para reverter o quadro, é necessário que a aplicação de manobras de reanimação cardiopulmonar aconteça, enquanto a equipe de resgate chegue ao local.

Em 2018, quase mil pessoas passaram pelas estações com manequins realísticos e aprenderam as técnicas de RCP. Neste ano, o evento acontecerá, simultaneamente, em três locais diferentes; na área de estacionamento do Mercado Municipal de Montes Claros, de 7 às 10 horas, além das praças de alimentação do Shopping Ibituruna e do Montes Claros Shopping, entre 14 e 17 horas. “A expectativa é atender à público diversificado, já que teremos três pontos de treinamento. A ideia é disseminar a informação! Não, talvez, através de números, mas sim alcançar públicos diferentes, pois cada local possui sua característica”, disse o coordenador do Núcleo de Educação Permanente do SAMU, Ubiratam Lopes Correia.

A diretora executiva do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência do Norte de Minas (Cisrun), Kely Cristina de Moura Lacerda, se mostra satisfeita com a realização do evento e ressalta que a PCR acomete pessoas de qualquer faixa etária com poucos sinais e sintomas e que pode acontecer a qualquer hora e em qualquer lugar. O presidente do Cisrun, Silvanei Batista, lembra que uma reanimação cardiopulmonar bem executada pode até triplicar as chances de um paciente em parada sobreviver, por isso, praticar as técnicas em manequins utilizados pelos próprios socorristas do SAMU Macro Norte é importante para que mais vidas sejam salvas.

Por Jane Felix
Assessora de Comunicação
SAMU Macro Norte
Contato: (38) 9 9944-0311
ascom@cisrun.saude.mg.gov.br

Deixe uma resposta