O Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência do Norte de Minas (Cisrun)/SAMU Macro Norte realizou o “Curso de Atualização em Urgência e Emergência” para os profissionais da saúde dos municípios que compõem a microrregião de Janaúba, além dos socorristas do SAMU, nesse sábado e domingo (29 e 30). O treinamento é uma parceria entre o SAMU Macro Norte e a Secretaria de Saúde de Janaúba e foi realizado na Escola Estadual Maurício Augusto de Azevedo.

O treinamento teve como ponto chave a integração das equipes, aprimoramento técnico dos profissionais, além da divulgação de protocolos assistências, principalmente das patologias, como o infarto agudo do miocárdio e o acidente vascular cerebral, nas quais o tempo de resposta é fator determinante para salvar uma vida. “Sempre acontecem mudanças e atualizações das diretrizes e protocolos. Com esse treinamento de recertificação foi possível nos atualizar para que possamos prestar o melhor cuidado ao paciente”, disse o técnico em enfermagem da base descentralizada do SAMU em Mato Verde, Getúlio Teixeira de Freitas, que, recentemente, realizou o parto de um bebê dentro da ambulância do SAMU.

Mais de 250 pessoas, entre médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares em enfermagem, passaram pela capacitação que foi ministrada pelo Núcleo de Educação Permanente (NEP). Durante o curso, foram abordados temas como as síndromes coronarianas agudas, contenção de hemorragias, estabilização do paciente grave, entre outras. O treinamento também teve como objetivo a integração de instituições como o SAMU, hospitais da região, Corpo de Bombeiros e secretarias municipais de saúde.

“Um ponto chave do curso foi o transporte neonatal em que participaram médicos e enfermeiros do SAMU, além de médicos e enfermeiros das portas de entrada das urgências, e que teve uma abrangência muito grande e serviu para estreitar os laços e o aprimoramento técnico”, disse o coordenador do NEP, Ubiratam Lopes.

Para a diretora executiva do Cisrun, Kely Cristina de Moura Lacerda, esse tipo de atividade executada pelo setor responsável pelos treinamentos do Cisrun/SAMU é muito válido uma vez que qualifica os trabalhadores da saúde ao mesmo tempo em que contribui com o entrosamento dos profissionais que também atuam com as equipes do SAMU beneficiando duplamente a população.