A partir desta quarta-feira, 8 de abril, as ambulâncias do SAMU Macro Norte utilizadas no atendimento de pacientes com suspeita de Covid-19, em Montes Claros, serão desinfetadas por uma empresa especializada em limpeza.

A nova medida tem como objetivo tornar mais rápido o processo de limpeza dos veículos, já que a epidemia de Covid-19 exige procedimentos específicos, uma vez que que o coronavírus tem uma alta taxa de infectividade. Os veículos serão higienizados com produtos como hipoclorito de sódio em alta concentração, álcool 70%, ozônio e sabão.

Antes, as ambulâncias eram higienizadas pelas próprias equipes de socorristas, mas como alguns profissionais tiveram que ser dispensados do serviço, por serem do grupo de risco para a contaminação pelo Covid-19, foi necessária a contratação de uma empresa especializada.

Segundo o coordenador do Núcleo de Educação Permanente do SAMU, Ubiratam Correia, aconteceu um treinamento com os funcionários da empresa de limpeza e, nos primeiros dias, haverá uma supervisão por parte do SAMU do trabalho da empresa em virtude das especificidades do trabalho da instituição.

Para a diretora executiva do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência do Norte de Minas (Cisrun), que é a instituição que administra o SAMU, Kely Cristina de Moura Lacerda, a contratação da empresa de limpeza, e a supervisão do trabalho desenvolvido por ela, demonstram todo o cuidado que o SAMU tem tanto com seus servidores como com a população em geral. “Assim, todo o pessoal especializado da instituição estará focado no atendimento de solicitações de atendimento da população”, conta a diretora.

Por Jane Felix
Assessora de Comunicação
SAMU Macro Norte
Contato: (38) 9 9944-0311
ascom@cisrun.saude.mg.gov.br