A segunda edição do Congresso Norte Mineiro de Urgência e Emergência SAMU Macro Norte – “Experiências que Salvam Vidas”, foi realizado na última sexta-feira e sábado (8 e 9), em Montes Claros. O evento contou com a presença de cerca de 500 pessoas com o objetivo de adquirir conhecimento em urgência e emergência e trocar experiências. A-089 palestra magna foi ministrada pelo jornalista Caco Barcellos que falou sobre a superação dos desafios diante das adversidades e o que pensa ser o real valor da vida.

Durante o congresso também aconteceu a 1ª Olimpíada de APH SAMU Macro Norte que premiou socorristas nas modalidades de Suporte Avançado e Suporte Básico de Vida, além do melhor condutor de ambulância e profissionais que participaram de um quiz de perguntas. No sábado, foram mais de 20 palestrantes em talk shows e mesas redondas que trouxeram experiências e novidades em atendimento pré-hospitalar. A programação se encerrou com um baile, à noite, momento de interação e descontração para os congressistas.

“Eu tenho uma especial admiração pelos socorristas, médicos, bombeiros, por esse pessoal que trabalha, que a gente considera anjo da guarda de todo mundo nas estradas, principalmente. Então, acho o trabalho imprescindível. Acho que só gente generosa pode seguir essa carreira”, afirmou o jornalista Caco Barcellos sobre o que considera essencial para profissionais que desejam atuar no serviço de urgência e emergência.

“A oportunidade de ter participado do congresso junto aos meus colegas da base de Berizal foi muito enriquecedora. Além de todo o conhecimento adquirido com as palestras, e todo o evento, nós tivemos também a oportunidade de conhecer e encontrar com os colegas de outras bases. O que nos faz crescer tanto profissionalmente como seres humanos”, disse a técnica em enfermagem do SAMU que atua em Berizal, município a 325 km de Montes Claros, e que veio até a maior cidade do Norte de Minas só para o evento.

A diretora executiva do Consorcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência do Norte de Minas (Cisrun), que é o órgão que gerencia o SAMU Macro Norte, Kely Cristina de Moura Lacerda, lembrou que a primeira edição do congresso aconteceu em 2017 e a ideia é que seja realizado periodicamente uma vez que é uma iniciativa que deu certo e que proporciona a capacitação dos profissionais da saúde.

Para o presidente do Cisrun, Silvanei Batista Santos, o congresso foi uma oportunidade muito válida para os profissionais da saúde se encontrarem e discutirem assuntos relacionados a sua expertise com foco no atendimento de urgência e emergência. “Tivemos até congressistas dos consórcios que administram o SAMU de Juiz de Fora e do Vale do Jequitinhonha!”, revela satisfeito sobre como a segunda edição do congresso do SAMU Macro Norte foi capaz de captar a atenção daqueles que escolheram como profissão salvar vidas.

Um pensamento sobre “Congresso do SAMU discutiu inovações e experiências em urgência e emergência

1. O segundo Congresso Norte Mineiro de urgência e emergência foi um evento maravilhoso, muito bem organizado, trabalho há quase dez anos como condutor socorrista na base de Espinosa, me sinto renovado com positividade após esse evento, torço para que eventos assim aconteça com maior frequência pelo menos uma vez ao ano pois além de nos atualizar e compartilhar experiencias vividas no dia a dia nos também sentimos mais valorizados e reconhecidos, ainda tivemos a oportunidade de interagir participando das olimpíadas e apresentações de trabalhos científicos, inclusive esse ultimo de extrema importância para que possa instigar os profissionais da área a buscar ler mais e escrever sobre temas diversos relacionados a nossa área de atuação, posso afirmar que com esse evento ficamos mais enérgicos e tenho certeza que essa energia positiva vai nos ajudar a desenvolver o nosso trabalho com maior eficiência e qualidade. Parabéns a todos envolvidos diretamente e indiretamente na organização do evento.

Não é possível comentar.