Na manhã desta segunda-feira, 1º de julho, uma comitiva de representantes dos Consórcios responsáveis pela gestão do SAMU no Norte de Minas, Vale do Jequitinhonha e na região Centro Sul do estado esteve em Belo Horizonte, no Palácio Tiradentes, sede do Governo de Minas.

A visita teve como intuito discutir, entre outros assuntos, a renovação da frota de veículos que presta o serviço de urgência e emergência nessas regiões. A revisão da verba repassada pelo Estado aos Consórcios, e que é utilizada na manutenção do serviço, foi solicitada, uma vez que se encontra defasada.

A comitiva foi formada pelas diretoras executivas do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência do Norte de Minas (Cisrun), Kely Cristina de Moura Lacerda; do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência do Nordeste/ Jequitinhonha (Cisrnorje), Elaine Guedes; e por Ormesinda Salgado, do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência Centro Sul (Cisru).

Bastante receptivo, o assessor do vice-governador Paulo Brant, Cristiano Icaraí disse que levará as demandas apresentadas ao vice-governador para que, o mais breve possível, novas ambulâncias possam substituir as que não estão em bom estado e que os repasses financeiros sejam revistos. Após o encontro com o assessor do vice-governador, a comitiva ainda teve uma reunião com representantes da Secretaria de Estado de Saúde, quando a atualização do valor dos repasses e a renovação e ampliação das frotas de ambulâncias dos Consórcios voltou a ser reivindicada.