O Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência e Emergência do Norte de Minas (Cisrun)/SAMU Macro Norte está recebendo a visita da equipe do Núcleo de Educação Permanente do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Macrorregião do Sul de Minas (Cissul), que tem sede em Varginha, nesta terça-feira (24).

Os instrutores do NEP vão permanecer pela cidade por dois dias e viajaram mais de 700 km para conhecer de perto o trabalho desenvolvido pelo primeiro consórcio regionalizado do Brasil e referência em Minas Gerais, que leva serviço de urgência e emergência a mais de 1,7 milhão pessoas todos os dias. Durante o primeiro dia de visita, foi apresentando o Complexo Regulador, onde a equipe pôde conhecer a central de atendimento, o setor de estatística e o almoxarifado, além da farmácia.

A coordenadora médica do SAMU Macro Norte, Lílian Brito, destacou o projeto Eco dos Gerais em que as ambulâncias das Unidades de Suporte Avançado contam com um sistema de telemedicina, a Ultrassonografia Point of Care, tecnologia desenvolvida pela Nasa (National Aeronautics and Space Administration) para prestar assistência a astronautas durante missões espaciais. O sistema permite que os médicos tenham o diagnóstico preciso de pacientes que estejam em situação de urgência ou emergência.

A revisão dos protocolos, implantação das motolâncias e a constituição de uma equipe de primeira resposta, o Sistema de Comando Operacional, criada após o incêndio da Creche Gente Inocente, em Janaúba, também foram temas abordados e que serão revisados pelo assessor técnico da coordenação médica do SAMU, Antônio Cedrim, no segundo dia de estadia.

“Nos últimos seis meses tivemos três atendimentos com múltiplas vítimas e vimos que temos estrutura”, disse Lílian destacando a importância do planejamento, organização, e sintonia entre os profissionais. “Parecia um simulado de tão organizado”, acrescentou a coordenadora do NEP do Cissul, Kátia Aparecida Ferreira, após ter acompanhado a ocorrência através de fotos do atendimento. A equipe de Varginha também se interessou pelo convênio firmado entre o Cisrun e as faculdades de saúde de Montes Claros em que acadêmicos de medicina participam de estágios no SAMU aprendendo na prática o serviço de urgência e emergência e auxiliando os socorristas nos atendimentos.

O Projeto SAMU na Escola e a plataforma de Estudo a Distância (EAD) utilizada para os treinamentos dos profissionais do SAMU Macro Norte também foram apresentados aos visitantes. “O objetivo da visita é fazer parceria entre os Núcleos de Educação Permanente dos Consórcios. Eu vejo que o SAMU aqui já faz 10 anos e isso é muito importante pra nós, porque é como se fosse uma referência”, conta Kátia. “Todos os sucessos que vocês tiveram aqui são muito importantes para o nosso crescimento”, acrescenta.

A coordenadora do NEP do Cissul ainda destacou que a Educação à Distância e o Comando Operacional de Múltiplas Vítimas são iniciativas importantíssimas que poderão ser implantadas no Cissul. “Para nós, é motivo de orgulho saber que nosso serviço está sendo reconhecido. As nossas estratégias de educação e treinamento com foco em metodologias ativas de ensino, a incrementação de tecnologias, como a plataforma EAD, facilitam essa propagação de informações e alinha os nossos procedimentos técnicos no atendimento pré-hospitalar”, ressalta o coordenador do NEP do SAMU Macro Norte, Ubiratam Lopes.

A diretora executiva do Cisrun, Kely Cristina de Moura Lacerda, por sua vez, lembra que ambos consórcios, Cisrun e Cissul, têm a mesma função, que é salvar vidas, e que a o SAMU Macro Norte está de portas abertas para compartilhar o conhecimento adquirido ao longo de seus 10 anos de funcionamento e que o colocou como padrão de excelência no setor.