O Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede da Rede de Urgência do Norte de Minas (Cisrun)/SAMU Macro Norte recebeu a visita de uma comitiva de profissionais do SAMU de Patos de Minas, na manhã desta quarta-feira (28), no Complexo Regulador, em Montes Claros.

A diretora executiva do Cisrun, Kely Cristina, e o coordenador do Núcleo de Educação Permanente, Ubiratam Correia, recepcionaram o coordenador geral e médico Alexander Gonçalves de Souza, além de enfermeiros e técnico em enfermagem do serviço da cidade, momento em que foram trocadas experiências do trabalho desenvolvido em cada região, além dos desafios e peculiaridades.

O coordenador do SAMU do maior município do Alto Paranaíba contou que já conhecia o Cisrun e que deseja estreitar a relação e o contato com outros SAMUs para benefício mútuo como troca de ideias e experiências. “Uma coisa que aqui é bem desenvolvida é essa questão do NEP, dos treinamentos e capacitações, e, como nós somos um SAMU municipal, nós temos o NEP, mas ele não funciona efetivamente, eu não tenho equipe lá. Então, como aqui já tem uma experiência e está bem avançada eu acho que isso pode nos beneficiar muito”, afirmou.

Ubiratam Correia, que é o coordenador do NEP do SAMU Macro Norte, conta que os representantes de Patos de Minas viram algumas reportagens sobre o uso da plataforma EAD e sobre treinamentos do SAMU Macro Norte que foram realizados, além de ouvirem boas recomendações sobre a instituição do Norte de Minas em eventos no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, e resolveram se deslocar até Montes Claros, mesmo apesar da distância de mais de 400 km, para conhecer o trabalho realizado aqui.

A diretora executiva do Cisrun, Kely Cristina de Moura Lacerda, sabe da capacidade dos profissionais do SAMU Macro Norte e sempre que é possível incentiva alguma forma de troca de conhecimentos entre instituições. “Rcebemos visitas de delegações do SAMU do Sul de Minas, no ano passado, e do Vale do Jequitinhonha, em 2017”, se lembra rapidamente de duas ocasiões quando a troca de experiências se deu por visitas técnicas.