Depois de quatro anos de espera a implantação das novas bases descentralizadas do SAMU Macro Norte, finalmente, se iniciará nesta quinta-feira (19). O primeiro município a receber o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência será Curral de Dentro e a solenidade de inauguração acontecerá às 18 horas.

O benefício, solicitado em 2015, chega à população curraldentense graças aos esforços despendidos pelo presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência e Emergência (Cisrun), Silvanei Batista, que, desde 2017, quando assumiu o mandato a frente da instituição, tem se reunido com os órgãos competentes em Belo Horizonte e Brasília para que o projeto saísse do papel e se tornasse realidade.

Para os moradores de Curral de Dentro, município com área de 568 km² com cerca de 7.500 habitantes, receberem atendimento de urgência e emergência era necessário contar com o suporte dos municípios de Taiobeiras e Berizal – distante 45 km e 62 km, respectivamente. Agora, a população contará com uma equipe rigorosamente selecionada e altamente qualificada pelo Núcleo de Educação Permanente do SAMU Macro Norte para compor a equipe da nova Unidade de Suporte Básico (USB), em Curral de Dentro.

A nova unidade também dará suporte aos municípios adjacentes que ainda não possuem o serviço, como Santa Cruz de Salinas, por exemplo, além de um trecho da BR-251 com alto índice de acidentes. A diretora do Cisrun, Kely Cristina de Moura Lacerda explica que, basicamente, a USB é tripulada por um condutor-socorrista e um técnico em enfermagem e equipada com itens primordiais para o suporte básico de vida como o desfibrilador automático externo, utilizado em paradas cardiorrespiratórias, kit parto, maca, prancha, colar cervical e talas para imobilização da vítima, além de medicamentos, dentre outros.

O presidente do Cisrun, Silvanei Batista, por sua vez, lembra que a implantação do serviço é uma parceria entre o SAMU Macro Norte e a Prefeitura de Curral de Dentro, que é responsável por preparar o espaço que receberá a base respeitando as normas e diretrizes estabelecidas pelo Ministério da Saúde, e que a equipe ficará de plantão 24 horas por dia para atender à população.

Por Jane Felix
Assessora de Comunicação
SAMU Macro Norte
Contato: (38) 9 9944-0311
ascom@cisrun.saude.mg.gov.br

Deixe uma resposta