O helicóptero que passará a atender de forma definitiva as ocorrências de urgência e emergência na área de abrangência do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência do Norte de Minas (Cisrun)/SAMU Macro Norte, será apresentado no dia 30 de novembro.

Desde o dia 12 de outubro, Montes Claros e toda região do Norte de Minas conta com uma aeronave cedida pelo Governo do Estado, enquanto o trâmite de documentação do veículo novo adquirido pela Secretaria de Estado de Saúde não ficava pronto. Durante o evento, também será apresentada a equipe do Suporte Aéreo Avançado de Vida, formada por socorristas do SAMU Macro Norte e militares do Batalhão de Forças Aéreas do Corpo de Bombeiros, que passou por diversos treinamentos para assumir a nova missão.

Com o novo helicóptero, modelo AS 350 B3, os municípios do Norte de Minas contarão com um suporte que trará mais agilidade aos atendimentos em situações de catástrofe com múltiplas vítimas e ao transporte de pacientes em estado grave. A aeronave possui equipamentos para o atendimento aeromédico, como desfibrilador, incubadora, oxigênio, maca entre outros. Assim, será utilizada nos atendimentos pré-hospitalar, nas transferências inter-hospitalares; além de realizar transporte de órgãos e tecidos.

Para realizar os atendimentos aeromédicos, o SAMU Macro Norte contava com a parceria da Polícia Militar na utilização do helicóptero. Em 2017, o SAMU realizou oito transferências de pacientes em estado grave, através do helicóptero da PM. A aeronave também foi utilizada em grandes catástrofes como o atentando na Creche Gente Inocente em Janaúba. No dia, várias crianças precisaram ser transferidas de helicóptero para hospitais de Montes Claros e Belo Horizonte. No início deste ano, quase 40 pessoas ficaram feridas e treze morreram em um grave acidente envolvendo cinco veículos na BR-251, em Grão Mogol. O SAMU contou novamente com a parceria dos militares para o socorro dos feridos.

A diretora executiva do Cisrun, Kely Cristina de Moura Lacerda, lembra que a aeronave, assim como o serviço de ambulância, estará disponível através dos telefones 192 e 193. “A equipe médica reguladora ficará responsável pela avaliação da ocorrência e solicitação do helicóptero em casos de urgência”, conta como será realizada a triagem do serviço que se dá graças à parceria entre SAMU e Bombeiros.

O presidente do Consórcio, Silvanei Batista, afirma que a aeronave possibilitará um salto na qualidade do serviço de urgência e emergência no Norte de Minas. “A nova ferramenta trará mais eficiência aos atendimentos de alta complexidade, facilitando o transporte de pacientes que em locais de difícil acesso, encurtando as distâncias. Pois, com o helicóptero, diminuiremos drasticamente o tempo-resposta aos atendimentos garantindo, assim, uma maior sobrevida dos nossos pacientes”. A cerimônia de apresentação do helicóptero será no dia 30, às 15 horas, na sede do Cisrun, localizada na Avenida Francisco Peres, nº 200, bairro Interlagos, Montes Claros.

 

Por Jane Felix
Assessora de Comunicação
SAMU Macro Norte
Contato: (38) 9 9944-0311
ascom@cisrun.saude.mg.gov.br

Um pensamento sobre “Aeronave do SAAV será apresentada na próxima sexta-feira

Deixe uma resposta