A primeira edição do Congresso de Urgência e Emergência em Enfermagem Norte Mineiro teve início na tarde dessa quinta-feira, ONDE?, com a participação de um profissional do SAMU Macro Norte como palestrante. O congresso se estenderá até o próximo sábado (17) e é direcionado aos estudantes e profissionais da área.

O evento, realizado pela Liga Acadêmica de Urgência e Emergência (Lauem) da Unimontes, foi aberto com a palestra “Simulação Realística: Perspectivas e metodologia de seu uso no ensino de urgência e emergência”, ministrada pelo coordenador do Núcleo de Educação Permanente do SAMU, Ubiratam Correia. “É um método de fixação de conteúdo em que nós vamos trabalhar muito a memória mais profunda que nós temos: os mapas mentais. Nós vamos fazer uma palestra como um curso, então espero que vocês saiam daqui sabendo fazer simulação realística”, disse Correia adiantando a temática abordada.

Os presentes puderem conhecer todos os aspectos da simulação realística e como o método inovador está sendo inseridos nos projetos acadêmicos e cursos de formação. Em seguida, os estudantes aprenderem como se realizar uma simulação realística na teoria e, depois, foi a vez de colocar tudo em prática, com os manequins utilizados para o treinamento dos profissionais do SAMU, em uma situação de atendimento ao “paciente”.

Para a diretora executiva do Consorcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência do Norte de Minas, que é a entidade que realiza a gestão do SAMU Macro Norte, Kely Cristina de Moura Lacerda, a oportunidade de unir teoria e prática em um evento direcionado aos estudantes da área da saúde é uma experiência única e muito proveitosa uma vez que contribui partilhando um pouco da expertise dos profissionais de urgência e emergência com os futuros enfermeiros.

Deixe uma resposta